Plenário

Pronunciamentos em Lideranças

Durante o período de Lideranças, na sessão ordinária desta quinta-feira (22/6), os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

LIXO - Professor Garcia (PPS) contestou declarações de Maristela Meneghetti (PFL) sobre reunião da Cefor que tratou da licitação do lixo na Capital. Segundo ele, a proposta de cancelamento da licitação e formação de comissão especial para acompanhar as investigações não foi votada pela comissão e reflete apenas uma posição pessoal da vereadora. “Este é um assunto muito sério, pois a questão do lixo já matou três prefeitos petistas em SP e é o grande tema da corrupção no país.” (CS)

LIXO II - Maristela Meneghetti (PFL) reiterou que sua sugestão para que fosse suspensa a licitação do lixo e formada comissão de vereadores que integrasse uma força-tarefa para acompanhar investigações em andamento não recebeu manifestação de discordância por parte dos integrantes da Cefor. “Se a licitação é transparente, não há problema em investigar ou em a Cefor vir a integrar a força-tarefa.” Segundo ela, as indagações feitas são baseadas em documento do Ministério Público. (CS)

LIXO III - Sebastião Melo (PMDB) tratou da coleta de lixo em Porto Alegre. “O PT quer pegar em fio desencapado”, ironizou, respondendo à colega Sofia Cavedon (PT) que o serviço do DMLU sempre foi terceirizado, na sua grande maioria. Afirmou ainda  que há uma adequação constante do orçamento e que a licitação proposta pelo Executivo “qualifica o tratamento do lixo com arranjos locais”. A Manuela d’Ávila (PCdoB) repassou a informação do senador Pedro Simon de que são as MPs do governo que estão obstruindo as pautas do Senado. (AB)

SERVIÇOS – Manuela d’Ávila (PCdoB) elogiou iniciativa de Maristela Meneghetti (PFL) de propor investigação sobre a licitação do lixo. Também relatou demora de atendimento da EPTC para impedir que um ônibus da STS trafegasse com eixo quebrado por mais de 10 quadras ontem. A vereadora disse que ligou diversas vezes para a EPTC, solicitando a presença de um fiscal de trânsito, e não foi atendida. Manuela ainda acusou o senador Pedro Simon (PMDB-RS) de tentar obstruir a votação do Fundeb. Na sua opinião, essa atitude prejudica o futuro da juventude brasileira. (CB)

TRANSPORTE – Em apoio à manifestação de Manuela d’Ávila (PCdoB), Maristela Maffei (PSB) esclareceu que “as críticas são feitas pela gestão e não contra a pessoa que está no departamento.” Para a vereadora, “a única iniciativa séria no transporte público foi a intervenção nos ônibus”, que resultou na troca da frota e, segundo ela,  em novo comportamento por parte das empresas. “Não se pode dizer que não houve melhora no sistema de transporte”, considerou. Maristela defendeu também maior interligação entre as secretarias de governo. (AB)

SIMON – Claudio Sebenelo (PSDB) tachou de injustas as críticas da vereadora Manuela a Pedro Simon. Ele contou que, graças ao senador, foram liberadas verbas para a construção e melhorias dos postos de saúde mantidos pelo Grupo Hospitalar Conceição - na zona norte de Porto Alegre -, do qual Sebenelo foi superintendente. “Houve um equívoco grosseiro da vereadora”, enfatizou. Segundo Sebenelo, Simon é um orgulho para o Rio Grande do Sul por sua postura e dignidade. (CB)

MULTAS – Sofia Cavedon (PT) afirmou que o aumento do número de multas aplicadas pela EPTC destrói a argumentação dos vereadores dos partidos que sustentam o atual governo municipal. A vereadora cobrou coerência da situação e lembrou que, quando era vereador, o atual presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Záchia (PMDB), “fez palanque criticando a fúria arrecadatória” da prefeitura, então comandada pelo PT, mas hoje se cala sobre o assunto. Ela ainda criticou o processo envolvendo a licitação do serviço de coleta de lixo. (CB)

BRIZOLA – Mário Fraga (PDT) disse que a semana teve tristeza e alegria em seu partido. Lembrou a passagem dos dois anos da morte do ex-governador e líder trabalhista Leonel Brizola e os diversos atos em sua memória. Comemorou, no entanto, a entrega a Matheus Schmidt, na Câmara, do prêmio de ética na política que leva o nome de Brizola. Fraga ainda festejou a aprovação, na Assembléia Legislativa, de projeto do deputado Giovani Cherini (PDT) que institui Brizola como Patrono da Educação do Rio Grande do Sul. (CB)

CPI - João Dib (PP) comentou a votação, na terça-feira (20/6), do relatório final da CPI da Biometria. “Quem mal não faz mal não pensa”, assinalou, afirmando que votou pela aprovação, com outros quatro vereadores, pelo fato de o parecer estar correto e de acordo com o Regimento Interno. Dib também referiu-se ao transporte coletivo na Capital, elogiando o trabalho da EPTC para manter em boas condições táxis, ônibus, lotações e veículos terceirizados pela prefeitura. Lembrou que foi o primeiro a implantar o sistema de vistoria nos ônibus, quando o serviço funcionava na Avenida Praia de Belas. (AB)

CPI II - Cassiá Carpes (PTB) recomendou cautela ao tentar responsabilizar o funcionário pelo afastamento de seus locais de serviço. Disse que constatou muitos problemas, principalmente nas secretarias de ponta, enquanto esteve no Executivo. Na Smov, além do sucateamento do maquinário, informou que faltavam computadores e outros equipamentos. “Não vamos pegar o funcionário de bode expiatório e, sim, responsabilizar os governos que não ofereceram condições de trabalho”, afirmou. Outro problema apontado é a dificuldade de deslocamento, para tratamento de saúde, de servidores que trabalham em local afastado. (AB)

Andréia Bueno (reg. prof. 8148) 
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)