Plenário

Sessão Ordinária /Comunicações

  • Vereadora Comandante Nádia na tribuna.
    Vereadora Nádia lamentou escalada de feminicídios (Foto: Tonico Alvares)
  • Vereador Dr. Thiago na tribuna.
    Vereador Thiago criticou burocracia na saúde (Foto: Tonico Alvares)

No período de Comunicações desta segunda-feira (18/9), na Câmara Municipal de Porto Alegre, as manifestações foram as seguintes:

FEMINICÍDIO – Comandante Nádia (PMDB) relatou os últimos três casos de feminicídios ocorridos em Porto Alegre, no período de uma semana. "È uma forma de crime em escala crescente", lamentou. A vereadora relatou ser este um tipo de delito gravíssimo e recorrente: "muitas mulheres chegam aos postos da Brigada Militar e delegacias de polícia para realizarem as denúncias, sem qualquer apoio da assistência social". Comandante Nádia disse ainda que está empreendendo esforços junto com os vereadores Airto Ferronato (PSB) e Dr. Goulart (PTB) para realizar eventos de conscientização e de combate efetivo à violência contra a mulher. Ela igualmente convidou a todos a comparecerem na Marcha das Vitoriosas que ocorrerá em 21 de outubro. (FC)

ABSURDO – Dr. Tiago (DEM) avisou que subirá à tribuna todas as semanas para relatar descasos na saúde e exemplificou que chegou a seu gabinete o caso de um paciente internado no Hospital Conceição com câncer generalizado e que está sendo convocado a comparecer a um posto de saúde para renovar a internação. “É absurdo e esquizofrênico. Falta sensibilidade e competência”, afirmou. Tiago advertiu ainda que um mamógrafo moderno instalado no Hospital da Restinga está desligado e avisou que irá cobrar as instituições responsáveis pela prevenção desta doença, pois Porto Alegre figura como campeã nacional em casos notificados. “Não tem diagnóstico inicial nem secundário”, lamentou o vereador. (FC)

Textos: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)