Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações

  • Na foto: Vereador Alvoni Medina
    Vereador Alvoni Medina (PRB) (Foto: Carolina Andriola/CMPA)
  • Na foto: Vereador Aldacir Oliboni
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (13/7), os vereadores trataram dos seguintes temas:

EVENTO - Alvoni Medina (PRB) relatou a sua participação na quarta edição da Conferência Regional Intergovernamental sobre Envelhecimento e Direitos das Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe, em Assunção, no Paraguai, entre os dias 27 e 30 de junho deste ano, com a presença de 19 países. Medina observou que há consenso entre os países participantes sobre a falta de respeito aos direitos das pessoas com mais de 60 anos, ao ressaltar que "a saúde, transporte, esporte, segurança vulnerabilidade e serviços são temas de necessária atenção governamental, para proporcionar uma vida digna aos cidadãos com mais de 60 anos". O parlamentar reafirmou que manterá, "com muita força", o seu trabalho em defesa dos cerca de 240 mil idosos que compõem a população de Porto Alegre, na Frente Parlamentar em Defesa da  pessoa Idosa, assim como continuará "a luta para que Porto Alegre continue sendo exemplo como Capital que oferece melhor atenção aos idosos", lembrando a necessidade de promover ações  para que o Município mantenha a certificação da Cidade Amiga do Idosos, "título concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015, e que vence  no próximo mês de agosto, caso não sejam cumpridas as premissas afins".  (AS)

MANDATO - André Carús (PMDB) destacou a última sessão plenária do primeiro semestre deste ano e falou sobre sua atividade parlamentar no período. Informou que foram aprovados três projetos de sua autoria, tais como a Comissão Especial para Análise do Mobiliário Urbano, a Política Municipal de Incentivo ao Primeiro Emprego e o projeto que autoriza o fechamento do corredor de ônibus da Avenida Aparício Borges aos domingos, para que a população do bairro Partenon possa desenvolver atividades de esporte e lazer. O parlamentar destacou ainda a economia do seu gabinete parlamentar e a sua assiduidade nas sessões plenária e na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), da  qual é presidente. André Carús salientou o encaminhamento de 335 Pedidos de Providências ao Executivo, ao lamentar que somente 55 pedidos foram atendidos. O vereador informou que implantou a ação "Gabinete do Bairro" nas sextas-feiras, com oito edições realizadas com o objetivo de ouvir os cidadãos, suas ideias e críticas", lembrando que foram realizadas 499 ações relativas ao "Mandato nas Ruas", entre as quais 292 tiveram a participação efetiva e presencial do parlamentar. (AS)

SEMESTRE - Aldacir Oliboni (PT) apresentou o seu trabalho realizado no primeiro semestre deste ano como vereador de Porto Alegre. O parlamentar informou que apresentou mais de 20 Projetos de Leis ao Legislativo, além de ser proponente da Frente Parlamentar da Defesa da Estrategia da Saúde da Família e da criação do Comitê Municipal do Artesanato, "o qual dialoga com as atividades artesanais e economia solidária". Oliboni destacou suas constantes ações em defesa da saúde, habitação e infraestrutura, assim como ressaltou a sua ativa participação na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam). O parlamentar observou que instituiu o "Gabinete nas Comunidades", ao explicar que a ação visa receber e dar encaminhamentos às demandas dos cidadãos em diferentes locais da cidade. Oliboni falou da sua motivação para dar continuidade ao trabalho, "independente do recesso parlamentar", salientando que, no segundo semestre deste ano, as ações serão mais fortes junto e em prol das comunidades, "a exemplo do diálogo com o Governo para tratar da Rua da Represa, que causa insegurança  aos moradores do bairro Partenon e que atinge seriamente a comunidade e arredores". (AS)

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)