Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações e Lideranças

Sessão Ordinária no Plenário Ana Terra.
Sessão Ordinária no Plenário Ana Terra. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante os períodos de Comunicações e de Lideranças da sessão ordinária desta quarta-feira (3/8), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre debateram os seguintes temas:

INSEGURANÇA – Substituindo Reginaldo Pujol (DEM), o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS) denunciou a falta de segurança em seu bairro. “A população está sitiada e vidas estão se perdendo toda semana. Nos últimos dois meses, foram cerca de 40 mortos”, expôs. Segundo ele, existe um “toque de recolher” imposto pelos criminosos. “Os trabalhadores do Rubem Berta estão presos em suas próprias casas”, ressaltou. O parlamentar disse ainda que o ginásio de esportes do bairro está sendo depredado e pediu apoio da Câmara e da Prefeitura para recuperá-lo. “ Não podemos admitir que o patrimônio utilizado por crianças e adolescentes seja destruído”, sentenciou. (PE)

SAÚDE I - Adeli Sell (PT) parabenizou a gestão do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter. “O que admiro em um secretário municipal é saber escutar e ter a dignidade de responder independentemente da demanda”. Em seguida, Adeli criticou o posicionamento de Dr. Thiago (DEM) por defender, apenas, o lado dos médicos nas discussões da Casa e completou que “nossa bancada votou favoravelmente para a criação da carga horária de 20h” para o Programa Saúde da Família. E questionou: “E as outras bancadas, como votaram? Vamos fazer um debate do nível que tem que ser feito”. (CM)

SAÚDE II - Posicionando-se favoravelmente ao Programa Mais Médicos, Engenheiro Comassetto (PT) comentou que entre os pedidos e reclamações da população, a saúde está em segundo lugar, ficando atrás apenas dos problemas com segurança pública. “Os questionamentos sobre a saúde aumentaram nos últimos meses” por causa da saída dos profissionais do Mais Médicos, pois há dois anos o quadro havia se estabilizado com a chegada deles. “90% a 95% da população está satisfeita com o atendimento do Saúde da Família”, que é realizado na maior parte por médicos estrangeiros que integram o programa nacional. Por fim, afirmou que é necessário “uma defesa institucional da cidade de Porto Alegre” ao Mais Médicos e que ele está lutando contra a “privatização da saúde”. (CM)

SAÚDE III - Lourdes Sprenger (PMDB) comentou sobre a visita que fez, junto com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, onde foi possível conhecer mais sobre um assunto "pouco falado", a doença mental. "Depois de todas as explanações, tomamos conhecimento das tecnologias para a saúde mental, que sempre se inova. A saúde mental é uma pauta pouco falada e que precisa ser mais debatida”. (AZ)

SEGURANÇA – Sofia Cavedon (PT) criticou a incompetência do governo do Estado em relação à segurança pública. “Infelizmente, Porto Alegre é a capital dos homicídios e a Câmara não pode ficar calada diante de uma alcunha dessas. Somente no primeiro semestre tivemos 407 assassinatos em Porto Alegre”, disse. A vereadora lembrou que há um comitê metropolitano funcionando no parlamento, mas sugeriu ao presidente da Casa atividades mais concretas que integrem ações entre Estado e município. “Vamos formalizar solicitação para que a Câmara realize audiência pública com o objetivo de que as autoridades venham prestar contas sobre que ações que estão fazendo em prol da sociedade”, concluiu.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
          Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
          Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
         Lisie Venegas (reg.prof.13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)