Plenário

Sessão Ordinária / Comunicações e Lideranças

Plenário durante sessão.
Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às Comunicações e Lideranças, na sessão ordinária desta segunda-feira (30/10), os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes temas:

COMERCIÁRIOS I - Cláudio Janta (SD) saudou os comerciários pelo data que os homenageia, no dia 30 de outubro. Informou que a categoria tem mais de 110 mil trabalhadores em Porto Alegre. "Os comerciários são pessoas que realizam sonhos. Atrás do balcão de uma loja tem um comerciário que trabalha 12 ou 14 horas por dia." Janta também comemorou que, apesar de todas as mazelas apresentadas pela reforma trabalhista, os sindicatos dos comerciários e o dos lojistas fecharam acordo, neste mês, que garante, em convenção coletiva, o pagamento dos 40% relativos ao Fundo de Garantia e que todas as decisões do Congresso serão assistidas e homologadas pelo Sindicato dos Comerciários. Também, segundo Janta, ficaram garantidos benefícios contra o trabalho insalubre de mulheres grávidas e o auxílio-creche para mães, além de reajuste real de 6% acima da inflação, e o prêmio para trabalhar aos domingos e feriados, entre outros benefícios. "Prevaleceu a vontade dos trabalhadores e o entendimento dos empresários. O comércio e os serviços são os maiores empregadores da nossa cidade." (CS)

COMERCIÁRIOS II - Idenir Cecchim (PMDB) reafirmou a importância do diálogo firmado entre os sindicatos dos trabalhadores e as entidades patronais do comércio. Segundo ele, os comerciários receberam garantias do empregador. "O empresário quis o comerciário perto, fazendo parte da sua empresa." Também comemorou o acordo que permitirá o comércio aberto aos domingos no Centro Histórico. "Será o começo da revitalização do bairro. Domingo é o dia em que o comerciante gasta mais e que o comerciário faz sacrifícios, deixando de ficar em casa em troca de ganhar mais. Os comerciantes de Porto Alegre e Alvorada estão muito contentes em ter firmado acordo com seus trabalhadores." Ressaltou que o contato direto entre classe patronal e empregados ocorrida no acordo de Porto alegre servirá de exemplo para todo o Brasil. "É possível valorizar quem trabalha e também o empregador. A cidade terá de dar em troca a diminuição dos camelôs, que tiram empregos dos comerciários." (CS)

CÂNCER I - Professor Wambert (PROS) ressaltou a importância do Outubro Rosa, que está se encerrando nesta semana. Lembrou que sua mãe enfrentou o câncer de mama de forma heroica e que a mesma doença atormentou muitas pessoas da sua família. Citou dados segundos os quais, em 2013, mais de 14 mil mulheres e 181 homens foram vítimas de câncer de mama, destacando que, ao contrário do que se costuma pensar, a doença também atinge os homens. "O Outubro Rosa serve para conscientizar mulheres e homens de que um ato simples como o exame de toque pode salvar a vida das pessoas." Também ressaltou a importância do diagnóstico precoce e prestou homenagem "a todas as mulheres que lutaram e venceram a luta contra o câncer." (CS)

CÂNCER II - Dr. Thiago Duarte (DEM) também destacou a importância do Outubro Rosa e salientou que o câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, sendo apenas 1% dos casos relativo a ocorrências em homens. Lembrou que este câncer é a doença que mais mata mulheres gaúchas e defendeu ser fundamental o auto-exame da mulher, por meio do toque na mama. A prevenção, segundo ele, também se dá pela realização de exames com médico especialista uma vez por ano. Observou que a mortalidade pelo câncer de mama pode ser reduzida com realização da mamografia em mulheres após os 50 anos e, após os 40 anos, em mulheres com histórico familiar de pessoas com a doença. Considerou equivocadas as declarações do secretário estadual da Saúde, João Gabardo, de que as mulheres não precisam fazer mamografia. "O secretário é um agente importante na disseminação de informações. Precisamos ter meios de fazer mamografia nas pacientes a partir dos 50 anos." Também solicitou que a SMS envie relatório sobre a ocupação do mamógrafo no Hospital da Restinga, que estaria subutilizado. (CS)

EDUCAÇÃO - Tarciso Flecha Negra (PSD) contou que a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e da Juventude (Cece) da Câmara Municipal realizou sua reunião excepcionalmente nesta segunda-feira, quando os vereadores visitaram a Secretaria Municipal de Educação. “O secretário Adriano Naves nos recebeu e afirmou que todas as crianças que estiverem com dificuldade para a matricula deverão procurar a secretaria, pois nenhuma criança ficará sem vagas, inclusive com turno integral, além de garantir que novas vagas serão abertas na Capital”, ressaltou. Flecha Negra reafirmou sua convicção de que o esporte, a cultura e a educação constroem um país de primeiro mundo. (LV)

BANALIDADE – Comandante Nádia (PMDB) enfatizou que nesta segunda-feira o governo do Estado lançou edital para a contratação de mais de quatro mil policiais militares. Além disso, parabenizou a Polícia Civil de Santa Cruz do Sul pela apreensão de armas e munições na casa de um estudante e destacou o sucesso na investigação de um grupo de anarquistas que queimou viaturas e partidos políticos. “A constituição brasileira foi criada com leis para proteger o indivíduo, mas o que vemos é que não protege o cidadão e, sim, o delinquente. A legislação é permissiva e devota do coitadismo”, afirmou. Nádia disse ainda que a saída é a educação. “O povo culto não se permite banalizar, e hoje em nossa sociedade o mal está banalizado. O mal é político e histórico, e é produzido apenas onde encontra espaço para isso. O caminho para valorizar a vida é a acabar com a banalidade do mal, além de, entre outras coisas, a revisão da legislação penal, criando presídios que mantenham afastados da sociedade os verdadeiros criminosos. Chega da ditadura do politicamente correto”, finalizou. (LV)

HABITAÇÃO - Dr. Goulart (PTB) disse que as coisas positivas devem ser exaltadas. “Quando fui secretário de habitação de Porto Alegre tínhamos 53 mil demandas em habitações. Resolvemos o problema de oito mil pessoas, quando entregamos mais de duas mil habitações em Porto Alegre. Atualmente a habitação é o primeiro pedido nas demandas do orçamento participativo em 2017 e em Porto Alegre, faltam cerca de 300 mil habitações. O déficit é praticamente um terço da população no município”, salientou. O vereador lembrou a situação da Vila Dique antes da mudança de local. “As doenças assolavam a região e no ano que as pessoas foram realocadas, nenhuma criança morreu”, destacou. Ele concluiu afirmando que a moradia digna é sinônimo de saúde em todos os sentidos. “Viva a habitação, viva a saúde pública”. (LV) 

CAOS - Aldacir Oliboni (PT) qualificou de caótico o desempenho político de Nelson Marchezan Júnior (PSDB) à frente da Prefeitura de Porto Alegre. Ele lamentou o pedido de exoneração da secretária de Desenvolvimento Social Maria de Fátima Paludo. Segundo o vereador, é a décima-quarta saída de assessores de primeiro e segundo escalão e afirmou que outras demissões devem ser anunciadas nas próximas semanas. Os resultados, conforme Oliboni, se manifestam como o desabamento de marquise na Avenida Alberto Bins, no último final de semana, além da transformação da cidade “numa buraqueira, com falta de atendimento médico e de remédios”. Para o vereador, há falta de fiscalização, os postos de saúde estão sucateados e "nada irá mudar se o governo não retirar os projetos polêmicos, contestados pelo funcionalismo público, pois a categoria não vai sair da greve, sem que as reivindicações sejam atendidas". (FC)

Textos: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
             Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
             Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)