Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

  • Vereadora Sofia Cavedon na tribuna
    Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Rodrigo Maroni
    Vereador Rodrigo Maroni (Pode) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na sessão ordinária desta quinta-feira (26/10), os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos: 

ECONOMIA - Sofia Cavedon (PT) expôs um estudo realizado por um economista do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), para mostrar os impactos financeiros em Porto Alegre, caso aprovados os projetos de lei que alteram o funcionalismo público. De acordo com ela, o material contém dados que informam a recessão de emprego e de serviços públicos. Conforme dados da matriz utilizada pela Fundação de Economia e Estatística do Estado, haveria uma subtração da massa salarial dos servidores, assim como outros impactos negativos para o comércio e áreas de serviços, responsáveis pela geração empregos. A vereadora também apontou impactos negativos na carga tributária do município e na circulação de recursos na cidade e no Estado. "Impacta na economia ao retirar ganhos do funcionalismo, ao invés de potenciá-los", protestou. Para Cavedon, a greve não é meramente corporativa, mas sim uma greve pela política pública e evolução da cidade. "Força, municipários", disse ao reforçar a necessidade de uma nova reunião de negociação com o Executivo. (MF) 

MANIFESTO - Sofia Cavedon (PT) utilizou a tribuna para lembrar que a 8º Edição do Fórum Alternativo Mundial da Água, acontecerá em 2018 no Brasil e será um evento mundial para defender o bom uso e preservação da água. "Quero ler um manifesto de que a água é o fator principal da vida. Há um colapso mundial acontecendo, e o Papa Francisco é um dos principais defensores do tema", explica. Segundo a vereadora, corporações como a Nestlé, Coca-Cola e outras dominam fontes de água no mundo inteiro. Disse ainda que o capitalismo influencia diretamente nestas questões. "O uso inapropriado dos bens naturais e a contaminação do solo são a expressão de um modelo predador que espolia o trabalho e o patrimônio cultural. A questão do Dmae nos mostra que a gestão pública deste bem é a mais necessária, e este departamento arrecada mais de R$ 50 milhões para nossa Capital. Por isso, vamos cuidar desse bem tão precioso." (PB)

ANIMAIS - Rodrigo Maroni (Pode) saudou o vereador Delegado Cleiton (PDT), ressaltando a importância do apoio da Brigada Militar e da Polícia Civil ao trabalho que ele desenvolve em defesa da causa animal. O parlamentar lamentou a falta de políticas públicas, aparelhamentos e legislações que possibilitem a proteção dos animais em diferentes situações, destacando a sua satisfação em lutar pela proteção animal, mesmo com as críticas que recebe sobre as suas ações em benefício dos cachorros e com as ameaças à sua segurança e vida, quando enfrenta situações de perigo para resgate e proteção aos animais. Rodrigo Maroni exaltou a sua admiração pelos protetores de animais, reiterando a sua luta em defesa dessa causa. (AS)

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
           Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
           Angélica Sperinde (reg.prof.7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)