Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Vereadora Fernanda Melchionna
    Vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Tarciso Flecha Negra
    Vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) (Foto: Esteban Duarte/CMPA)

Na sessão ordinária da tarde desta segunda-feira (19/3), na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores e vereadoras trataram dos seguintes assuntos, durante as comunicações de Lideranças:

DIREITOS HUMANOS - Rodrigo Maroni (Pode) apoiou a qualidade do serviço prestado pela Procempa, defendendo sua preferência por serviços públicos de qualidade. Maroni também comentou sobre a morte da vereadora Marielle Franco, do PSOL. Segundo ele, a Parada LGBT é um evento simbólico que representa o Brasil atual: Marielle era uma vereadora negra e homossexual que foi brutalmente assassinada. Ainda assim, o vereador recordou que os policiais, tanto os militares como os civis, são agentes públicos que se expõem diariamente a riscos de vida. “Policiais são mortos todos os dias, a vida dos policiais sérios e corretos, que são maioria nas instituições, não é fácil”, lembrou Maroni. (AM)

PRIVATIZAÇÃO I - Fernanda Melchionna (PSOL) declarou que defender os recursos estratégicos é fundamental, mas em Porto Alegre se vê claramente uma lógica diferente, onde tudo que pode ser lucrativo deve ser transferido para a iniciativa privada. “A Procempa não tem déficit. É um argumento inventado para justificar essa exploração, assim como fazem com a Carris e com a Fasc. Precisamos defender nossas empresas públicas, que fazem muito com todo esse desmonte do Estado”, denunciou. Outro ponto de crítica da parlamentar foi em relação à estrutura e ao funcionamento do banco de talentos da prefeitura, onde existem dúvidas quanto à idoneidade moral do processo. (AM)

PRIVATIZAÇÃO II - Marcelo Sgarbossa (PT) lamentou a existência de discursos que atribuem a morte da vereadora do PSOL no Rio de Janeiro, Marielle Franco, como sua própria responsabilidade. O parlamentar destacou que Marielle trabalhava inclusive para prestar assistência aos familiares de policiais mortos. Sobre a Procempa, Sgarbossa considera o serviço como estratégico, visto que gera um acúmulo de inteligência sobre o município: “Ideologizando tudo, o prefeito atua contra a cidade. Este serviço não pode ficar na mão de uma empresa privada que visa apenas ao lucro. Ironicamente, o prefeito foi convidado por um instituto de São Paulo para receber um prêmio de reconhecimento pelo trabalho realizado pela Procempa”. (AM)

PARKLETS - Tarciso Flecha Negra (PSD) lembrou de sua Indicação ao Executivo para a revitalização da Rua dos Andradas, a “Rua da Praia”, com mais iluminação e com a instalação de parklets. Segundo ele, este investimento atrairá mais pessoas para a ocupação das áreas públicas, humanizando a convivência e aumentando a sensação de segurança. Além disso, lembrou Tarciso, o projeto incentivará também o comércio local. “A EPTC irá modificar o trânsito na região, em breve. Essa revitalização será inaugurada em breve. A calçada deixará de ser um local apenas de passagem”, concluiu. (AM) 

ÁGUA - Sofia Cavedon (PT) destacou a importância da Semana da Água, comemorada em março. Em seu discurso, a vereadora afirmou que hoje na Câmara acontece uma exposição que qualifica o debate e a história do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) da cidade. Em sua visão, o setor possui capacidade técnica e financeira de extrema relevância nos serviços prestados à população. Além disso, ela ressaltou também que o órgão trabalha com uma tarifa acessível para pessoas de baixa renda. Sofia ainda disse que é preciso questionar a possibilidade de privatização do departamento. “O Dmae vem sendo sucateado. Isso é gravíssimo”, apontou a vereadora. Para ela, a Semana da Água é dedicada em defesa do setor público. (MF)

COMÉRCIO - Ricardo Gomes (PP) comentou sobre os diversos eventos dedicados a São Patrício – mundialmente conhecido como Saint Patrick’s Day – que ocorreram no último sábado (17/3) em Porto Alegre. O vereador apontou um retrocesso na falta de organização da festa que se tornou popular na Capital, em especial na Rua Padre Chagas, no Bairro Moinhos de Vento. O vereador relatou que, no ano passado, foi feito um esforço para celebrar a data no local, a partir de uma reunião com moradores e empresários, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o que possibilitou organizar o evento com banheiros químicos, segurança e limpeza no lugar. “Este ano foi dado um passo atrás, não por parte do município e dos empreendedores, mas sob a liderança de alguns moradores absolutamente contra o evento”. Ele ainda disse que a organização da festa movimenta a economia e contribui para atração de turistas e valorização da região. (MF)

COMÉRCIO II - Mendes Ribeiro (PMDB) denunciou o comércio informal de ambulantes em frente do Hospital Conceição. Conforme o vereador, vem acontecendo casos preocupantes que merecem atenção da gestão municipal. Ao relatar um caso de morte de um dos ambulantes no local, ele afirmou que não é um descaso somente do governo atual, mas também da gestão passada. “Fui mais de quatro vezes na Smic pedir a retirada dos comerciantes ilegais na frente do hospital. Aquilo é uma bagunça”, lamentou. O vereador ainda afirmou que não tem nada contra ambulantes, mas que se trata de uma questão de saúde pública. “É importante subir na tribuna e falar das coisas que acontecem na cidade, pois trabalhamos para tentar melhorar, avançar e evoluir”, disse ao pedir providências para que uma atitude da prefeitura seja tomada em relação ao assunto. (MF)

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
          Munique Freitas 
(estagiário de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)