Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

  • Vereador Rodrigo Maroni com cachorrrinho na tribuna
    Rodrigo Maroni (PODE) e filhote de cão na tribuna (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Na foto: Vereador Aldacir Oliboni
    Aldacir Oliboni (PT) lembrou do HPS e do Dia do Índio (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

Durante os tempos de Lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira (19/4), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre falaram sobre os seguintes assuntos: 

ANIMAIS -  Rodrigo Maroni (PODE) defendeu a necessidade de políticas públicas voltadas para os animais na cidade. Na ocasião, o vereador trouxe para o plenário um filhote de cão para adoção, para chamar atenção da importância da causa. Para ele, o momento com o animal na tribuna foi histórico. "Os animais, lamentavelmente, são esquecidos", disse. Conforme Maroni, salvar vidas de animais são vitórias muito maiores que as eleitorais. Ele ainda relatou casos de maus tratos sofridos por animais e pediu por apoio na luta. (MF) 

SAÚDE - Ao saudar o Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira, Aldacir Oliboni (PT) aproveitou para levantar questões públicas referentes ao povo indígena. O vereador questionou o que está sendo feito quanto à manutenção de direitos e à regularização das reservas indígenas. Outro tema discutido por ele foram os 74 anos do Hospital de Pronto Socorro (HPS), completados na data de hoje. "Nestes 74 anos, com mais de mil servidores, tem uma enorme dificuldade em continuar sendo referência no atendimento médico aqui em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul", afirmou. De acordo com Oliboni, o HPS foi uma instituição de maior credibilidade por estar sempre se modernizando e atendendo casos de média e de grande complexidades. "Mas, neste dia, podemos dizer que o HPS pede socorro", lamentou, citando a falta de infraestrutura e de investimentos na área da saúde do Município. 

SEGURANÇA - Comandante Nádia (PMDB) lembrou que hoje também se comemora o Dia do Exército Brasileiro. Para ressaltar a importância da instituição militar, a vereadora destacou as diversas funções atribuídas ao Exército, entre elas a garantia da ordem, o fechamento de fronteiras, o trabalho em conjunto com a segurança pública, o amparo na construção de pontes e rodovias e nos sinistros que ocorrem no território brasileiro. "Ao Exército devemos nossa homenagem", frisou. Nádia estendeu sua homenagem ao policial militar que conteve a ação de criminosos durante uma tentativa de assalto em um ônibus que seguia do Interior para a Capital. Ela criticou a pouca atenção da mídia em relação ao caso e parabenizou os policiais que cumprem o dever de proteger a sociedade. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)