Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

  • Desafetação de área na Praça Nelson Marquezan para edificação de nova UBS do GHC no costa e Silva. Na foto, o vereador Tarciso Flecha Negra.
    Flecha Negra lembrou que o esporte é uma de suas bandeiras como vereador (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal. Na foto: Vereador Aldacir Oliboni.
    Oliboni pediu movimento em favor da reabertura do Hospital Parque Belém (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Vereadores e vereadoras de Porto Alegre abordaram os seguintes assuntos, na sessão plenária desta quarta-feira (24/5) da Câmara Municipal, durante o período de comunicações de Lideranças:

GOVERNO – Um dia forte para o país. Esta foi a definição de Sofia Cavedon (PT) para as manifestações desta quarta-feira na Capital Federal que pedem o fim do governo Michel Temer e das reformas previdenciária e trabalhista por ele defendidas. “O presidente não tem mais condições de governar”, afirmou a vereadora ao lembrar que mais um dos assessores de Temer foi detido neste dia por envolvimento em corrupção. “Mesmo assim, o presidente continua dizendo que as reformas não podem parar”, disse. “Com isso se vê a verdadeira face do golpe”, afirmou Sofia ao salientar ser Temer apenas um testa-de-ferro do “poder econômico e da grande mídia”. (HP)

GOVERNO II – “Acho que todos têm o direito de mudar de convicção, mas perder a vergonha na cara é coisa feia”. Ao fazer essa afirmação, em referência ao pronunciamento de Sofia Cavedon, Idenir Cecchim (PMDB) disse não ter vergonha de Michel Temer por não ter votado nele. “A senhora que votou nele deve ter vergonha”, disse o vereador. “Temer, Dilma e Lula, todos têm que ser presos”, afirmou. “A parte do PMDB que se juntou com o PT apodreceu”, disse ainda Cecchim. “E estamos vendo uma disputa de quem está preso e de quem será preso”, completou, ao citar os senadores Gleisi Hoffman e Lindberg Farias. “O PT só usa a Constituição quando interessa, agora quer eleição direta para botar o chefe da quadrilha lá de novo”. (HP)

ESPORTE – Tarciso Flecha Negra (PSD) lembrou que suas bandeiras como parlamentar são o esporte e a educação. “É o caminho da educação e do esporte que vão dar uma segurança muito grande para nós”, destacou o vereador ao falar sobre a importância de práticas esportivas em escolas como forma de afastar crianças e adolescentes de atividades ilícitas. Tarciso, contudo, lamentou que recente pesquisa tenha mostrado que em mais de 215 municípios do Estado existam escolas que não estão equipadas para promover a prática esportiva entre estudantes. “O esporte me formou como cidadão disciplinado, companheiro, que respeita os espaços de todos”, disse. “Temos que cobrar muitas coisas do Estado, mas também o esporte, pois só assim não teremos evasão nas escolas”. (HP) 

PARQUE BELÉM – Aldacir Oliboni (PT), ao falar pela Liderança de Oposição, solicitou que a Câmara Municipal e em especial a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) se mobilizem em prol da manutenção do Hospital Parque Belém. “Dá uma enorme tristeza ver um hospital fechando em Porto Alegre”, afirmou o vereador ao lamentar não ter sido possível diálogo entre esta entidade e o Executivo municipal com o objetivo de serem contratualizados servidos como vagas de internação, atendimento de especialidades e serviços de emergência.  “Ali atrás, na campanha, todos os candidatos deram como prioridade a saúde, a educação e a segurança”, lembrou. “Mas, ao chegarem ao poder, esquecem que assumiram esse compromisso”, criticou ainda o vereador. (HP)

PARQUE BELÉM II - Thiago Duarte (DEM) pediu auxílio dos colegas da Casa para a criação de uma Frente Parlamentar pela reabertura do Hospital Parque Belém, localizado no bairro Belém Velho, que desde o ano passado trabalha com apenas 20 leitos disponíveis à população. “São 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e quase 200 clínicos com toda a aparelhagem pronta. A cidade de Porto Alegre não pode prescindir desses leitos”, defendeu. Conforme o vereador, o hospital, que já foi referência em várias áreas da saúde, foi reformado com dinheiro público. Por isso, “não podemos assistir calados ao fechamento de mais um hospital na cidade”. Dr. Thiago afirmou que se o hospital não foi reaberto, a atual administração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá falhado em sua gestão. (CM)

LINHA TV - Professor Alex Fraga (PSOL) saudou todas as pessoas que se deslocaram para a capital do país para lutar por uma maior moralidade e decência na política brasileira no ato chamado “Ocupa Brasília”, que pede a renúncia do presidente Michel Temer (PMDB). Na sequência, o vereador denunciou a prática de diminuição de horários e a mudança de itinerário de algumas linhas de ônibus de Porto Alegre. Entre elas, Alex Fraga citou a “195 – TV” que não sobe mais até o mirante do morro Santa Tereza, fazendo com que as pessoas “precisem terminar a viagem caminhando ‘lomba acima’” em um local que se transforma em “um cenário de terror ao cair da noite”, obrigando os usuários a realizarem caminhadas longas em uma região que é conhecida pela insegurança. Deixando, assim, “os indivíduos a mercê da violência”. Por fim, ele pediu para que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) tome providências para resolver esta situação. (CM)

PARQUE BELÉM III - “Eu não podia deixar de usar essa tribuna” para expor meu apoio à criação da Frente Parlamentar pela reabertura do Hospital Parque Belém, iniciou Dr. Goulart (PTB). Assim como o Dr. Thiago (DEM), o petebista afirmou que “nós não podemos deixar fechar o hospital”, que possui aparelhos moderníssimos com capacidade para atender pacientes de emergência e urgência na zona sul da cidade, além de estar apto a realizar operações e internar pacientes na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), relatou. O médico pediu uma intervenção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que o hospital volte a atender em toda a sua capacidade, defendendo que o Hospital se sustentaria com os atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (Sus) e pelos planos de saúde privados. (CM)

GOVERNO III - Mauro Pinheiro (REDE) manifestou-se sobre os últimos acontecimentos na política nacional. A favor da saída de Michel Temer do governo, o vereador disse acreditar que o Congresso não tem as mínimas condições de lidar com a situação que está acontecendo no país. De acordo com Pinheiro, a expectativa é que a chapa Dilma-Temer seja julgada e cassada no TSE. "Sérias denúncias foram comprovadas na delação do empresário Joesley (Batista, da JBS). Está explicitado que houve dinheiro de propina", disse. Ele concluiu que a melhor solução no momento são as eleições diretas. (MF) 

ADOÇÃO - Matheus Ayres (PP) chamou atenção para a data de 25 de maio, Dia Nacional da Adoção e também o Dia Internacional de Crianças Desaparecidas. Conforme Matheus, com a grande quantidade de crianças desaparecidas e sem lar, estes são assuntos que precisam ser incluídos na pauta para abrir espaços de esperança, sendo um dos encaminhamentos da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. Para ajudar na busca de crianças desaparecidas, o vereador acredita na tecnologia de reconhecimento facial, segundo ele, muito utilizada contra bandidos. "Por que não usar para reconhecer crianças desaparecidas?", indagou. De acordo com Matheus, é preciso enfrentar esta temática de frente e com esperança. (MF) 


Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
             Cleunice Maria Schelle (estagiária de Jornalismo)
             Munique Freitas 
(estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)