Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Fachada da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho.
Fachada da Câmara Municipal de Porto Alegre. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante o período destinado às Lideranças, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/3), os vereadores trataram dos seguintes temas:

ÔNIBUS - Adeli Sell (PT) considerou "gravíssimos" os problemas causados pela ATP aos usuários de ônibus, "ao retirar de circulação no mínimo dois carros na maioria das linhas". Segundo ele, a medida acarretou atrasos além dos normais no transporte da cidade. Também questionou a EPTC sobre mecanismos de controle sobre a circulação dos ônibus e lembrou que agentes de trânsito também devem atuar como agentes de transporte. "A EPTC está fazendo chantagem para aumentar o preço da passagem, diminuindo o número de ônibus. O Ministério Público está ausente nesta questão do transporte público de Porto Alegre. O povo está sendo maltratado, esperando nas paradas pelo ônibus que não chega." (CS)

UPA I - Aldacir Oliboni (PT) parabenizou a juíza que deu liminar suspendendo a propaganda do governo federal sobre a reforma da previdência social no país. Lembrou que a reforma proposta pelo governo, se aprovada, atingirá a vida do cidadão no campo e na cidade. Citou exemplo do cidadão que exerce atividade perigosa e insalubre, lembrando que o governo propõe aumentar para 20 anos o tempo de contribuição. "Há uma indignação generalizada com a reforma da previdência que está sendo proposta e vai atingir a todos os trabalhadores, sejam servidores públicos ou da iniciativa privada". Também comentou sobre a reunião da Cosmam, ontem, no Murialdo, em que os moradores da Grande Partenon apelaram ao secretário de Saúde para que seja implementada uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região leste. (CS)

UPA II - Mauro Pinheiro (Rede) também comentou a reunião realizada pela Cosmam com a comunidade do Murialdo, no Partenon. Elogiou a presença do secretário municipal de Saúde e a disposição dele em explicar as modificações que pretende fazer nos postos de saúde e nos programas de saúde da família da Capital. Sobre a reivindicação da comunidade, que deseja a implantação de uma UPA na Zona Leste, relatou que o secretário alegou que esta questão não depende apenas da vontade do Município, mas necessita principalmente verbas do governo federal para seu custeio. "O secretário disse que é preciso buscar recursos a médio e longo prazos para implantar a UPA, mas não quis prometer prazos." (CS).

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)