Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Movimentação de plenário. Na foto: vereador Mauro Zacher.
    Vereador Mauro Zacher (PDT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Movimentações no Plenário.  Na foto: vereador Aldacir Oliboni.
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Lideranças  e de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (3/6), trataram dos seguintes temas:

DRENAGEM - Mauro Zacher (PDT) saudou a comunidade do Morro da Tuca, do Morro da Cruz, da Rua da Represa esquina com a Cavalo Crioulo, no bairro São José, que estava presente nas galerias da sessão. “Esta comunidade aguarda, há muito tempo, obras de infraestrutura e serviços”, relatou o parlamentar. Na oportunidade, Zacher apresentou a todos imagens e vídeos, sobretudo relacionados à falta de obras de drenagem na região. Mostrou o volume e a velocidade das águas nas vias, o desespero de famílias, os terrenos íngremes e a existência de apenas um cano para fazer todo o escoamento da água. Relembrou, a partir de então, que há dois anos houve o falecimento de uma moradora por causa das fortes chuvas. Que o Legislativo e vários secretários visitaram o local neste período. “Garantiam que fariam obras lá e uma série de intervenções”, falou, ao lamentar que a situação voltou a acontecer. Para concluir, ressaltou: “Precisamos garantir a vida, o ir e vir e a dignidade das pessoas. Que o governo escute essa Casa e os vereadores”. (BSM)

INUNDAÇÕES - Aldacir Oliboni (PT) deu continuidade à fala do vereador Mauro Zacher (PDT). Falou da região leste da Capital, da Chácara dos Bombeiros, no bairro São José. “Essas pessoas estão aqui para pedir apoio e socorro ao governo municipal”, reforçou Oliboni. “Nós da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), há dois anos, pedimos para ir até a Chácara dos Bombeiros”, mencionou. “Visitamos o local depois de fortes chuvas e, inclusive, uma moradora da região tinha perdido a sua vida naquele momento.” Contudo, o petista destacou que os dois anos passaram e nenhuma obra significativa foi feita na região. Contou que, em maio deste ano, outras inundações ocorreram no local. “O bueiro não consegue suportar a canalização da água e atinge residências”, lamentou, ao sinalizar que “nos dias de chuva forte nem os cidadãos conseguem sair de casa”. Por fim, o petista ressaltou: “Pedimos socorro para a região leste,  com respeito aos impostos pagos e o devido retorno, que é compromisso do governo”. (BSM)

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)