Plenário

Sessão ordinária / Lideranças e Grande Expediente

Vereador Elizandro Sabino fala em grande expediente.
Sabino elencou trabalhos realizados à frente de secretaria (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Durante os períodos de Lideranças e Grande Expediente, da sessão ordinária desta quinta-feira (26/4), os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre se manifestaram sobre os seguintes assuntos: 

GOVERNO - Descontente com a gestão municipal, Clàudio Janta (SD) declarou sua insatisfação com o prefeito Nelson Marchezan Jr. O vereador relatou que, na reunião em que foi apresentado o conjunto de projetos elaborados pelo Executivo, o prefeito não apresentou novidades para a cidade. "São projetos já batidos no decorrer do ano passado", disse ao citar algumas propostas, como o aumento do IPTU. De acordo com ele, o prefeito deveria disponibilizar um aplicativo no qual se possa calcular o IPTU, para que seja possível o cidadão verificar se haverá aumento ou não do seu imposto. Ainda segundo ele, o prefeito impõe também a retirada de direitos dos servidores públicos da Capital. "Toda doença merece um tratamento. Acho que o prefeito está trazendo o remédio e a dosagem errada para a cidade que está doente", disse em relação à crise financeira dos cofres públicos. (MF)

HOSPITAL - Dr. Thiago (DEM) tratou sobre o edital de contratualização do Hospital da Restinga, salientando a importância da transparência da Secretaria Municipal da Saúde quanto ao assunto. O vereador demonstrou preocupação com os números da licitação, que prevê a diminuição de contribuição financeira por parte da Prefeitura e aumento de leitos. “Esse hospital surgiu na tentativa de minimizar o sofrimento e a vulnerabilidade da população local, atendendo diversas especialidades”, explicou. Segundo ele, Porto Alegre teve baixa de, em média, 10 mil leitos hospitalares pelo fechamento de instituições nas últimas décadas. “Precisamos ficar atentos ao projeto”, encerrou. (AF)

VISITA - Adeli Sell (PT) falou sobre a visita do prefeito Nelson Marchezan Júnior acompanhado de representantes da sociedade civil à Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (26/4). “Não adianta vir com um bando de pessoas, como se isso fosse significar pressão sobre nós. É muito deselegante.” Adeli ressaltou que um pedido de urgência, como o feito pelo prefeito a suas 13 propostas, não é necessariamente aceito pelos vereadores, devendo passar pela aprovação em Plenário. (AF)

HOSPITAL II - Cassio Trogildo (PTB) repassou algumas informações sobre a contratualização do Hospital da Restinga e solicitou um comparecimento do secretário municipal de Saúde para prestação de esclarecimentos. Segundo ele, o município nunca colaborou com a quantia afirmada nos documentos, a qual provinha, na realidade, de filantropia. De acordo com Trogildo, não só Porto Alegre, mas outras cidades não poderão mais utilizar recursos com essa proveniência, o que justifica a diminuição da colaboração do município representada no contrato. Com a mudança do tíquete médio, de acordo com o que ocorre em outros hospitais, serviços serão otimizados e outros acrescentados, garantiu o vereador. (AF)

DIÁLOGO - Segundo Sofia Cavedon (PT), a visita do prefeito municipal e de entidades representativas do empresariado de Porto Alegre à Câmara Municipal assustou o funcionalismo de forma geral. Ressaltou que os projetos de Marchezan foram separados em três blocos, que não consideraram reuniões com os municipários ou diálogo com o Previmpa. “São feitas propostas que fazem mudanças tão graves e o prefeito não discute com a população? Ele não sabe o que é democracia”, declarou. Segundo ela, a ameaça de extinção do plano de carreira está fazendo com que professores da rede municipal peçam exoneração. (AF)

GESTÃO - Elizandro Sabino (PTB) falou sobre o período em que esteve à frente da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre  janeiro de 2017 e abril deste ano, após se licenciar como vereador. Apresentou publicação com a prestação de contas de sua gestão como secretário, com 35 páginas, contendo ações desenvolvidas pela secretaria naquele período. Citou, como exemplo de ações realizadas, o início de obras de infraestrutura e mobilidade urbana, a pavimentação de ruas, a execução de obras na bacia hidrográfica do Arroio Areia, as requalificações de 32 ruas, campanhas educativas na área de trânsito, o lançamento do novo sistema Bike POA, a instalação de parklets e o trabalho social voltado para as pessoas mais carentes. "Agradeço ao meu partido e aos parceiros que têm me acompanhado durante esses 25 anos em que estou filiado ao PTB e aos quase 7 mil funcionários que estiveram sob nosso comando na secretaria neste primeiro ano do governo Marchezan, bem como aos meus líderes espirituais da Igreja Assembleia de Deus." (CS)

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)  
                Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo) 
               Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)