Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Grande Expediente

Movimentação de plenário.  Na foto: Vereadores Claudio Janta, Mauro Pinheiro e diretor legislativo Luiz Afonso de Melo Peres
Câmara realizou sessão plenária nesta segunda-feira (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Nos períodos de Lideranças e de Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (26/9) da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores falaram sobre os seguintes temas:

CONTAS - Engº Comassetto (PT) subiu à tribuna para prestar contas do trabalho realizado na Casa desde 2004, quando foi eleito pela primeira vez como vereador da cidade. “Nesse período, participei e atuei na fiscalização do Executivo municipal, além de desenvolver projetos em parceria com lideranças comunitárias”. Segundo Comassetto, muitas destas ações estão em curso ou já foram realizadas, como a inauguração do Hospital Restinga e Extremo Sul, em novembro de 2009, e a criação do Instituto Técnico Federal da Restinga, em 2010. “O hospital é uma realidade, mas ainda não é tudo. Temos um projeto de sistema de saúde integrado para essa região e ainda precisamos vencer essa etapa. Já o Instituto oferece cursos profissionalizantes a mais de 800 pessoas”. O vereador ainda comentou sobre as ideias que pretende defender na Câmara, como o Programa Municipal de Segurança Comunitária. (CM)

CULTURA - Sofia Cavedon (PT) apresentou os incentivos à cultura da cidade realizada pelo partido durante o seu mandato, como o apoio do Orçamento Participativo à Casa do Artista de Porto Alegre como reconhecimento pelo trabalho cultural realizado pelos artistas na capital, a comemoração do Dia do Hip-Hop e a luta pela ocupação pública do Auditório Araújo Viana. “Nós enviamos uma denúncia ao Ministério Público sobre a apropriação privada do Araújo Viana, onde a maioria das datas é destinada a quem pode pagar, e pagar caro, para ter acesso ao local”. Segundo Sofia, os espaços culturais do município sofrem sem uma estrutura adequada e, mesmo assim, há a resistência dos artistas com uma “riquíssima produção cultural”. “A cultura é responsável pela humanização, revelação e construção do humano de cada um de nós. Viva a cultura de Porto Alegre”. (CM)

TRANSPORTE - Expressando sua preocupação com o dia a dia da cidade, Adeli Sell (PT) afirmou que o atual sistema de transporte coletivo de passageiros “anda de mal a pior”. “Os ônibus estão sujos, atrasados, lotados, elevador para cadeirantes não funciona, entre tantos outros problemas. A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) virou refém da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP)”. Conforme Adeli, as queixas são as mesmas em todos os cantos da cidade, por isso ele irá “lutar como nunca, com mais força e vigor em defesa de um transporte público de mais qualidade”. Ao final, o vereador comentou sobre as dificuldades da população em receber atendimento de qualidade nos postos de saúde pela falta de profissionais e medicamentos. (CM)

PENSÃO - Lourdes Sprenger (PMDB) convidou o colega Adeli Sell para participar da prestação de contas da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) em outubro para debater sobre os problemas na saúde municipal. Após, Lourdes se dedicou a falar sobre a crise dos fundos de pensão, que há semanas está ocupando os noticiários nacionais, devido ao rombo nos principais fundos de pensão de estatais: Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. “Houve um prejuízo de R$ 50 bilhões, sendo R$ 8 bilhões por desvios e o restante por má administração”. No entanto, muitas destas perdas só serão conhecidas na hora em que o trabalhador irá se aposentar. “Imagina o impacto na vida de uma família que se planejou para a aposentadoria e pode ser deixada a mercê da própria sorte”, encerrou a vereadora. (CM)

EDUCAÇÃO - João Bosco Vaz (PDT) manifestou sua inconformidade com a reforma educacional proposta pelo governo federal. “Não consigo visualizar nossas escolas sem as disciplinas de educação física e de artes”, disse ele. O vereador afirmou que, em toda sua vida pública, “tem brigado pela inclusão social através da ocupação das crianças e adolescentes”. “O esporte repete a vida, estabelece um relacionamento entre o mestre e o aluno, passa a noção de hierarquia e propicia a inserção na sociedade”, declarou. Por fim, Bosco defendeu que é preciso discutir profundamente as mudanças. “É verdade que houve um recuo, mas é inaceitável que educação física e artes deixem de ser obrigatórias, e nos juntamos, nas trincheiras, para fazer essa luta”. (PE)

REPÚDIO - Clàudio Janta (SD) iniciou seu pronunciamento saudando o aniversário de seu partido, o Solidariedade. “Neste sábado, completamos três anos de existência, lutando para melhorar a vida dos trabalhadores e suas famílias, na educação, saúde, segurança e nos locais de trabalho e atividades profissionais”, disse ele. O parlamentar também repudiou uma norma do governo do Estado que impede que profissionais do Instituto Médico Legal (IML) vão até a residência de pessoas que vierem a óbito. “As famílias ficam mais de dois dias esperando o IML, sem o atestado de óbito, esperando um médico para fornecê-lo. Os pobres não podem mais morrer com dignidade nesta cidade”, disse Janta, qualificando a decisão como “um ato desumano e de calamidade pública”. (PE)

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
           Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)