SAÚDE

Porto Alegre deve instituir Dia e Semana da Esquizofrenia

A semana de 24 de maio é o período em que devem ocorrer encontros, estudos, palestras, debates, orientações às famílias e outras atividades relacionadas à conscientização a respeito do transtorno

Vereador André Carús na tribuna.
Vereador André Carús na tribuna. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Por iniciativa do vereador André Carús (MDB), Porto Alegre deve instituir e incluir no calendário oficial de eventos do Município o "Dia e a Semana Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia". Isto é o que prevê o projeto do parlamentar, protocolado nesta quarta-feira (3/4). 

Conforme a proposta, fica instituído o "Dia da Conscientização sobre a Esquizofrenia", a ser realizado, anualmente, no dia 24 de maio. A proposta também prevê a "Semana Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia", a ser realizada, anualmente, na semana em que esteja compreendido o dia 24 de maio.

De acordo com o projeto, o objetivo é apoiar a realização de encontros, estudos, palestras, debates, orientações às famílias e outras atividades relacionadas à conscientização a respeito da esquizofrenia. Para Carús, estas atividades podem ajudar a evitar o preconceito com relação à doença. 

Carús destaca que a esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre 15 e 35 anos. No Brasil estima-se que há cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos e, a cada ano, cerca de 50.000 pessoas manifestam a doença pela primeira vez. “Apesar de frequente, esta é uma doença pouco conhecida. Crenças como "as pessoas com esquizofrenia são violentas e imprevisíveis", "elas são culpadas pela doença", "elas têm dupla personalidade", "elas precisam permanecer internadas" são fruto do desconhecimento e do preconceito. É neste sentido, do esclarecimento, que a iniciativa se direciona.”