DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Porto Alegre terá núcleo para implantação da agenda da ONU

Encontro da Cosmam ocorre no dia 13 de dezembro, às 19h, no Plenário Ana Terra com o objetivo de dar início ao processo de constituição do Núcleo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Porto Alegre

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo Vereador André Carús, e o Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU) promovem encontro conjunto no dia 13 de dezembro, às 19h, no Plenário Ana Terra (Av. Loureiro da Silva, 255, 2º andar). O objetivo da reunião é dar início ao processo de constituição do Núcleo ODS Porto Alegre. 

Carús explica que os ODS substituíram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e são a nova agenda global da ONU com 17 objetivos globais a serem implantados até 2030. A agenda foi adotada em 25 de setembro de 2015, por unanimidade, pelos 193 Estados-membros das Nações Unidas, no início da Cúpula da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável 2015. “Nossa intenção é trabalhar de forma descentralizada com todos os segmentos da sociedade no sentido da implantação global da agenda da ONU, ajudando a construir uma cidade mais sustentável, igualitária, democrática e com justiça social para todos”, destaca. 

Conforme o Secretário Executivo do Núcleo Estadual ODS, Delmar Sittoni, o Rio Grande do Sul possui núcleos regionais/municipais em Lageado, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz e Santa Maria. “É importante que Porto Alegre dê início ao processo, agregando os segmentos público, empresarial, acadêmico e sociedade civil para trabalhar nos diferentes temas, pois a agenda é bastante ampla e abrange toda a sociedade”, afirma. 

Sittoni adianta as entidades poderâo participar do Núcleo ODS Porto Alegre, devendo apenas escolher entre as seguintes áreas de interesse: social, ambiental, desenvolvimento, cidade, agricultura, educação e saúde. “Durante o evento iremos distribuir fichas de demonstração de interesse para que a gente comece a delinear o futuro dos segmentos do Núcleo. Acreditamos que entre 4 e 6 meses iremos constituir o grupo formalmente e eleger os coordenadores de cada área.”

Programação:
19h: Abertura
19h20: Apresentação Agenda ODS
19h50: Perguntas
20h: Apresentação Governança ODS
20h20: Perguntas
20h30: Apresentação Processo de Constituição do Núcleo ODS Porto Alegre
20h50: Perguntas
21h: Encerramento