Comissões

Praça em más condições na Zona Norte é visitada por vereadores da Cece

Tarciso Flecha Negra e Alvoni Medina também examinaram demandas de escola no Parque dos Maias

  • Visita à Praça Romeu Ritter dos Reis
    Presidente da Cece ouve moradores da comunidade na Praça Romeu Ritter dos Reis (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Visita a depósito de carros atrás da creche da Vila Max Geiss. Vereadores Tarciso Flecha Negra e Alvoni Medina com o representante da EPTC, Leonel Rodrigo Duarte (à esq.)
    Duarte, da EPTC, e vereadores Tarciso e Medina, durante vistoria da Cece a demandas de escola municipal na região (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Grama alta, focos de lixo, telas quebradas, brinquedos deteriorados, iluminação prejudicada e campo de futebol em más condições. Esse foi o cenário encontrado por vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre em visita realizada nesta terça-feira (9/5) à praça Romeu Ritter dos Reis, na Vila Parque dos Maias, Zona Norte da Capital. Na oportunidade, Tarciso Flecha Negra (PSD) e Alvoni Medina (PRB) conversaram com a comunidade e observaram a situação do local.

De acordo com o servente de obras Paulo Ribeiro, coordenador de um projeto social que atende mais de 70 crianças na área esportiva, a praça precisa de uma revitalização completa. “As telas e o gramado do campo precisam ser trocados, e o ideal seria também construir uma pista de atletismo, para incentivar a comunidade a fazer caminhadas”, declarou ele, afirmando que as más condições afastam a comunidade do espaço público.

Representando a secretaria municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), o assessor comunitário André Oliveira ponderou que as atividades a serem feitas na praça dependem de diversos órgãos, como a própria Smams, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana e a secretaria municipal de Serviços Urbanos. “O que está a cargo da nossa secretaria é o playground, a poda de árvores e o telamento, que devem ser executados nos próximos dias”, disse o assessor.

ESCOLA -  Os vereadores da Cece aproveitaram a ocasião para verificar demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Vila Max Geiss. Ao lado da instituição há um depósito de veículos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) que, além de acumular resíduos e exalar um forte odor, serve como criadouro para mosquitos e demais insetos transmissores de doenças. A direção da escola também solicitou a Comissão a mudança de local das lombadas que ficam na via defronte à instituição, a fim de garantir mais segurança à comunidade escolar.

Sobre o lixo no depósito, o assessor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Leonel Rodrigo Duarte, disse que buscará o setor do Detran responsável pelo espaço, embora já tenha informações de que o terreno, alugado pelo órgão estatal, estaria sendo devolvido ao proprietário. “Segundo o dono, o depósito está desativado e os veículos já estão sendo removidos”, explicou. Duarte afirmou que o corpo técnico da EPTC estudará o pedido sobre a troca do local das lombadas, ponderando que ó tema é regido pelas normativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Alvoni Medina disse que a comissão notificará os órgãos responsáveis sobre as demandas apontadas pela comunidade. “A praça deve ser restaurada, e vemos como importante a colocação de uma pista para caminhada das pessoas”, ressaltou. Já o presidente da Cece, Tarciso Flecha Negra, garantiu que a comissão realizará os pedidos de providência aos órgãos competentes do Executivo. “São solicitações da comunidade para melhorar as condições desse equipamento público tão importante para a educação, o lazer e a diminuição a violência”, salientou.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)