Comissões

Prefeitura garante reposição de professores de educação física

  • Situação da retirada dos profissionais das atividades esportivas oferecidas pelo municipio. Presença de Rodrigo Kandrik, Edgar Meurer e diversas lideranças comunitarias ligadas à questão.
    Nelci Girardi disse que muitas crianças do Alim Pedro abandonaram os programas de prática esportiva (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Situação da retirada dos profissionais das atividades esportivas oferecidas pelo municipio. Presença de Rodrigo Kandrik, Edgar Meurer e diversas lideranças comunitarias ligadas à questão.
    Rodrigo Kandrik prestou esclarecimentos sobre retirada de professores dos centros comunitários (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Dezoito professores de educação física estão realocados nos centros comunitários em que trabalhavam. Outros 14 estarão voltando às atividades nos próximos meses. Essa foi a informação do diretor-geral de Esporte, Recreação e Lazer da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Rodrigo Kandrik, em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta terça-feira (26/3).

Kandrik havia sido convocado a prestar esclarecimentos sobre a retirada de professores de educação física de centros comunitários como o do Parque Alim Pedro, Parque Arariboia, do Centro Comunitário Parque Madepinho (Cecopam) e do próprio Ginásio Tesourinha. Participaram pela Cece os vereadores Cassiá Carpes (PP), Engenheiro Comassetto  e Marcelo Sgarbossa, ambos do PT, Mauro Zacher (PDT) e o presidente da Comissão, Professor Alex Fraga (PSOL). 

Segundo o diretor, os educadores foram devolvidos à Secretaria Municipal de Educação (Smed) por conta de questionamentos do Ministério Público. O retorno dos mesmos para a área de esportes, em condições jurídicas, agora refeitas da maneira correta, irá resolver a falta de profissionais para as atividades com crianças, adultos e idosos. 

Questionamentos

Mesmo assim, o gestor não escapou dos questionamentos da comunidade presente à reunião. Nelci Girardi, representante do Parque Alim Pedro, reclamou do desmonte da antiga Secretaria Municipal de Esportes. Segundo ela, muitas crianças em vulnerabilidade, frequentadoras da atividade no Alim Pedro, abandonaram os programas de prática esportiva. Idosos passaram a gastar com remédios que não tomavam por conta do sedentarismo. “Nunca vi uma economia tão burra”, disparou Nelci.

Élida Machado, do Centro Comunitário Parque Madepinho (Cecopam), manifestou sua contrariedade quanto à suspensão das atividades de ginástica artística. Para ela, está em curso um plano para privatizar parques e praças da cidade, prejudicando a prática do futebol, capoeira, ioga, alongamento e vôlei em áreas públicas da cidade.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física, José Edgar Meurer, lamentou que professores de educação física estejam em salas de aula ensinando matemática, língua portuguesa e até servindo merenda escolar. “Cuidar de turno inverso e biblioteca. Foi uma injustiça. A prefeitura descumpriu todos os acordos. A SME era a mais antiga Secretaria, com 100 anos, e criada junto ao gabinete do prefeito”, criticou Meurer. 

Elaine Ruiz, da Comunidade do Ginásio Tesourinha, afirmou que o equipamento esteve abandonado. “É uma vergonha porque sempre foi a menina dos olhos dos prefeitos, onde mil pessoas, por mês realizam diversas práticas esportivas”, se queixou Elaine.

Vereadores 

O vereador Mauro Zacher afirmou que, para o governo municipal, o esporte, a recreação e o lazer não são importantes, mas para a Cece, para a população e seus representantes, a atividade física é fundamental. Cassiá Carpes (PP) se prontificou a marcar uma reunião com o vice-prefeito Gustavo Paim para encaminhar todas as demandas.

Na opinião de Comassetto, desprestigiar o patrimônio público e fortalecer o privado está na lógica de gestão do atual prefeito. “O papel do gestor é o de resolver problemas.” Por sua vez, Sgarbossa disse que a descontinuidade das políticas públicas é tamanha que fica difícil construir credibilidade com relação às promessas de realinhamento de algumas atividades dentro do município. Em sua opinião, o momento é de perda da autoridade política. O presidente da Cece, Professor Alex Fraga, garantiu que a comissão atuará para a retomada das atividades esportivas nas áreas de onde se originaram as reclamações.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:professoreseducação física