Presidência

Câmara apoiará medidas contra o consumo ilegal de madeira

Presidente da Câmara, Dr. Goulart, com Adriana Imparato, do Greenpeace. Foto: Elson Sempé Pedroso
Presidente da Câmara, Dr. Goulart, com Adriana Imparato, do Greenpeace. Foto: Elson Sempé Pedroso

 A coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia, da organização não-governamental (ONG) Greenpeace, Adriana Imparato, visitou, nesta quarta-feira (29/03), o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Goulart (PDT). Adriana procurou o Legislativo da Capital para solicitar apoio referente ao combate do consumo de madeira ilegal no Brasil por parte de órgãos públicos. A ativista salientou que, atualmente, 33% da madeira retirada ilegalmente no país são adquiridas por prefeituras, estados e União.

O vereador Carlos Comassetto (PT), presente ao encontro, informou o presidente da Casa que, em dezembro de 2005, apresentou projeto para legalizar questões ambientais e que torna Porto Alegre Cidade Amiga da Amazônia. Agora, por solicitação do Greenpeace, “coloca o projeto à disposição para que possa ser discutido e construído pela sociedade”, afirmou. Adriana informou que “a prefeitura de Porto Alegre, por meio do prefeito José Fogaça, está comprometida em ajudar a regularizar este programa”. Na sexta-feira (31/03), a ONG  assina um Termo de Compromisso com a prefeitura.

O Greenpeace pretende que diversas cidades brasileiras busquem este procedimento, solicitando que as entidades públicas solicitem nota fiscal e a Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF) expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12.552)