Presidência

Presidente acompanha transmissão no Comando do 4º GE

Transmissão de Cargo de Comandante do 4º Grupamento de Engenharia do Coronel Rogério Cetrin de Siqueira para o Coronel Alexandre Correa Silva. Na foto: a presidente da CMPA, vereadora Mônica Leal
Cerimônia foi realizada no CPOR/PA do bairro Menino Deus (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), prestigiou a transmissão de cargo de comandante do 4º Grupamento de Engenharia na noite desta quarta-feira, (6/2). O coronel Alexandre Correa Silva assumiu o posto no lugar do coronel Rogério Cetrin de Siqueira. A solenidade foi realizada no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA), no bairro Menino Deus.

Uma das instituições símbolos da capital gaúcha, por onde passaram milhares de jovens alunos aspirantes à carreira militar, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA) completou 91 anos de existência este ano. Sua criação, em 31 de janeiro de 1928, foi uma iniciativa do capitão Luiz de Araújo Correia Lima, um porto-alegrense que legou seu nome à rua onde o estabelecimento está localizado. 

"É com muito orgulho que estou aqui para prestigiar o novo comandante do 4º Grupamento de Engenharia, o coronel Alexandre Correa Silva", disse Mônica Leal, ao comentar, na solenidade de posse do novo comando, que o Exército Brasileiro sempre fez parte da sua vida graças a caminhada militar do seu pai, coronel Pedro Américo Leal.

O comandante do 4º Grupamento de Engenharia, coronel Alexandre Correa Silva, apresentou como funciona o Sistema de Engenharia do Exército Brasileiro, que possui 10 batalhões de engenharia de construções no Brasil, sob a coordenação do Departamento de Engenharia e Construção. 

Ele explicou que embora não seja a função prioritária do Exército, que é a defesa do país, o Exército atua assegurando o emprego da engenharia para o bem do Estado brasileiro, em geral, obras em áreas de fronteiras, de difícil acesso, que envolvem questões de segurança ou que por algum motivo exijam a presença do Exército. 

"A Engenharia do Exército é marcada pela confiabilidade e contribui para o desenvolvimento nacional complementando sua infraestrutura e em apoio em situações de calamidade pública e em áreas inóspitas", salientou.

Ao término do evento, a tropa desfilou em continência ao comandante do 4º Grupamento de Engenharia. Também participou da cerimônia o General de Exército Geraldo Antonio Miotto, Comandante Militar do Sul. 

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)