Institucional

Presidente da Câmara visita Federação Israelita e Fundação Kadima

Zacher falou sobre a gestão da Câmara a lideranças judaicas Foto: Leonardo Contursi
Zacher falou sobre a gestão da Câmara a lideranças judaicas Foto: Leonardo Contursi

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Mauro Zacher (PDT), participou, na manhã desta quinta-feira (30/5), do Café com a Comunidade, encontro promovido pela direção da Federação Israelita do Rio Grande do Sul com autoridades e políticos de destaque na sociedade gaúcha. Após, ainda visitou e se reuniu com dirigentes da Fundação Kadima, responsável pelas atividades folclóricas da dança israelita e promotora do Festival Internacional de Dança Choref.

Respondendo as várias questões sobre a sua gestão como presidente do parlamento municipal, Zacher falou da complexidade de atuação da Casa, em função da diversidade de siglas partidárias, das demandas  e da necessidade de modernização do Regimento Interno e atos administrativos."Tais como a redução de sessões solenes e a realização de sessão diferenciada, para que secretários municipais façam prestações de contas; sem falar na redução de subsídios dos vereadores, com relação a extinção do 14º salário." Ressaltou ainda que um dos seus objetivos "é promover o reconhecimento público, sobre a importância da Câmara Municipal para a Cidade e às mais de 5 mil pessoas que passam por essa  sede mensalmente, percorrendo comissões, gabinetes parlamentares e plenários".

Projetos

Entre os projetos e providências implementadas nos cinco primeiros meses do ano na Câmara Municipal, o presidente Zacher citou a criação de um grupo de trabalho para constituição de um plano de carreira para os servidores, "que está defasado e não gera perspectivas aos colaboradores do Legislativo." Na véspera do início da Semana do Meio Ambiente, falou do projeto Câmara Verde, que irá estabelecer ações administrativas e de rotina, pertinentes a preservação e reaproveitamento de recursos naturais e promoção da sustentabilidade na Câmara.
Zacher ainda destacou que a Câmara receberá, “de forma inédita”, uma seccional da Controladoria do Município, passando a ter um controle externo que permitirá “aperfeiçoar o controle de custos, investimentos e atender com transparência e de maneira ágil a legislação que determina o acesso de informações aos cidadãos", explicou. Zacher manifestou orgulho em estar à frente de um parlamento “transparente, sem jetons, sem voto secreto” e que na atual gestão foca o seu debate em projetos como o da revisão do Código de Posturas.
O presidente da Câmara falou ainda da implantação do sistema de fiscalização das ações do prefeito, secretários e diretores da administração direta em sessões especiais ordinárias, chamadas de “Accountability”, da diminuição das homenagens e a ampliação da ordem do dia para às sessões plenárias e da sua identidade com a comunidade judaica a partir da relação pessoal que tem com vários dos seus integrantes e de uma amizade que construiu com o ex-vereador Isaac Ainhorn (PDT), que era um defensor “incondicional das causas do judaísmo e da cidade”.

Apoio

O presidente da Federação Israelita do RS, Jarbas Milititsky, destacou ações em realizadas em parceria com a cidade, como a inclusão do tema holocausto no currículo do ensino público municipal. "Estamos contribuindo para a formação dos educadores em uma matéria que incentiva o respeito à dignidade humana, uma das maiores preocupações do povo judeu", observou.

Milititsky parabenizou o presidente Zacher pelas iniciativas e pela sugestão de o Município estabelecer uma "Agência de Desenvolvimento". Segundo ele louvável a idéia que possibilita estudo técnico de projetos para a Cidade, de forma complexa, com a participação de universidades, empresas especializadas, órgãos públicos e instituições representativas. Conforme Jarbas Milititsky, "esse tipo de ação, ocorre em diferentes países desenvolvidos", lembrando que "uma das funções da Federação Israelita é aproximar as atividades de excelência existentes em Israel paras as comunidades onde está inserida mundialmente. Milititsky se colocou à disposição para intermediar ações que visem a trocas dessas experiências com centros de educação de Israel e o município de Porto Alegre.

Foclore

A Fundação Israelita Brasileira de Arte e Cultura Kadima, formada  em 1979, inicialmente por iniciativa de um grupo de jovens e com o apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, tem como base o Grupo de Danças Kadima, que reúne em torno da linguagem da dança folclórica israeli, jovens dançarinos que interpretam e transmitem o folclore judaico. Em reunião com o presidente da Câmara Municipal, Mauro Zacher, a presidente da Fundação, Denise Boianovsky Turkienicz, acompanhada pelo ex-presidente Daniel Schwetz, solicitou o apoio do Legislativo da Capital para realização do Choref, reconhecido festival de dança folclórica, que ocorre no final do mês de outubro. Denise e Daniel falaram sobre a importância da integração da comunidade em geral, a partir dos poderes municipais com o evento, "que já faz parte do calendário oficial de Porto Alegre". O vereador Zacher, colocou-se à disposição para "buscar alternativas que viabilizem a realização do Festival e a promoção do grupo de danças Kadima, que se destaca internacionalmente".

Angélica Sperinde(reg.prof.7862)