Saúde

Presidente da Cosmam visita UBS Aparício Borges

Visita à unidade básica de saúde Aparício Borges, na Glória. Com Vereador André Carús, Rafael Matos da Rosa (Coord. Interino da UBS) e Gilson Aquino (Conselho Munic. de Saúde)
Carús (casaco azul) visitou a unidade (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre (Cosmam), vereador André Carús (PMDB), visitou na manhã desta quarta-feira (3/5) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aparício Borges. Os líderes da comunidade local e profissionais que atuam na UBS reivindicam melhorias e ampliação na infraestrutura física  e do quadro funcional, tendo em vista que essa unidade atende um contingente populacional de 10 mi pessoas e tem a previsão do crescimento da demanda, com a construção de novos condomínios residenciais na região. Além disso, solicitam a oficialização do médico coordenador da UBS, já que o dr. Rafael Matos da  Rosa atua informalmente de maneira interina, sem qualquer sustentação jurídica. Solicitam ainda um dentista e estrutura odontológica para atendimento na UBS.

Com uma pequena recepção e almoxarifado, quatro salas de atendimento médico, uma sala de esterilização de equipamentos e uma sala de enfermagem, que também é utilizada para depósito, a UBS Aparício Borges,  estabelecida em pequena parte do terreno da Escola Estadual de 1º Grau Jerônimo de Ornelas, recebeu reparos, pinturas e restauração de móveis, através da mobilização dos próprios funcionários e doação de material feita pelo dr. Rafael. Atualmente, a  equipe funcional é formada por 17 servidores, entre eles quatro médicos. Porém, a única médica ginecologista está em licença maternidade e o pediatra foi transferido sem a devida substituição. Apenas os dois clínicos gerais permanecem no atendimento de 20 horas, além dos profissionais que integram as Equipes da Saúde da Família: enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários.

O presidente do Conselho de Saúde, Gilson Aquino, ao elogiar o empenho de todos os profissionais da UBS, criticou a falta de espaços para o grande fluxo de adultos e crianças com problemas diversos, relatou os problemas de segurança, a falta de medicamentos e equipamentos básicos para atendimento aos doentes e a ausência de médicos especialistas, "principalmente pediatras e ginecologistas, para o pré-natal de centenas de mulheres que procuram esse recurso". Na oportunidade, Aquino sugeriu a compra de um imóvel, "na Rua São Miguel, com uma área de mais de mil metros quadrados, com prédio de alvenaria, várias salas, saguão, salão para 100 pessoas e estacionamento para 20 carros", ao observar que "essa seria uma bela alternativa para atender os problemas de estrutura física da UBS, com a agilidade necessária".

A gerente distrital Deise Rocha Reus, que acompanha as dez UBS da região, elogiou o funcionamento da UBS Aparício Borges e a integração com a comunidade e esclareceu que há projeto de ampliação da Equipe da Saúde da Família para atender a demanda da UBS. "Com isso, será possível atender às exigências jurídicas para oficialização do coordenador da UBS Aparício Borges".

Carús destacou o ofício encaminhado pelo Conselho Local de Saúde, ressaltando que as reivindicações devem ser tratadas de forma distinta junto ao Executivo, "já que a obra, o projeto e a verba para ampliação da sede desta UBS foi aprovada e gravada através do Orçamento Participativo". Ao parabenizar a os profissionais da UBS e a comunidade, "pelo atendimento diário e trabalho ininterrupto em prol da saúde dos cidadãos, mesmo com as dificuldades", o parlamentar observou que "a Cosmam atua para que ocorra a efetiva resolutividade e esclarecimento das questões apresentadas pelas comunidades, com resultados substanciais em benefício da saúde". Afirmou que todos os itens solicitados serão encaminhados ao Executivo Municipal como pedido de providências da Cosmam, assim como agendará reunião com o secretário municipal da Saúde, junto com representantes da comunidade, para tratar do processo de ampliação ou melhoria na estrutura física da UBS.
 
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7820)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)