Plenário

Presidente da OAB Nacional pode se tornar Cidadão da Capital

Movimentação de plenário. Na foto: vereador Engenheiro Comassetto.
Vereador Engenheiro Comassetto (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador Engº Comassetto (PT) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. Ele estará no comando da OAB Nacional no triênio de 2019 a 2022.

“Com apenas 2 anos de idade, Felipe Santa Cruz conheceu a face mais cruel do regime militar brasileiro. Seu pai, o pernambucano Fernando Santa Cruz, estudante de direito, funcionário público do estado de São Paulo e militante da APML, foi preso no Rio de Janeiro, onde estava em passeio com a família. Detido, no sábado de Carnaval do ano de 1974, por agentes do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI‑CODI), Fernando Santa Cruz foi levado de volta a São Paulo e nunca mais foi visto. Desde essa época, seu nome integra a lista de desaparecidos políticos”, relata Comassetto.

Presidiu o Centro Acadêmico de Direito e o Diretório Central dos Estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), instituição em que cursou Direito e se formou em 1997. Participou do movimento pelo impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Mello. Fez mestrado em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), entre os anos de 2000 e 2002, no qual defendeu tese sobre o direito do trabalho. Foi professor nos cursos de Direito da Universidade Cândido Mendes, entre os anos de 2001 e 2005, e da Universidade Santa Úrsula, entre os anos de 2001 e 2002.

Aos 40 anos de idade, Felipe Santa Cruz tomou posse, pela primeira vez, como presidente da seção fluminense da OAB-RJ, no triênio de 2013 a 2015, sendo reeleito com 68% dos votos válidos, para o triênio de 2016 a 2018, e foi eleito, no dia 31 de janeiro de 2019, presidente nacional da OAB.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)