Presidência

Presidente do Legislativo recebe Medalha Mérito Tamandaré

Comando do 5º Distrito Naval comemorou Dia do Marinheiro nesta quinta-feira

Presidente Valter Nagelstein  recebe a medalha Mérito Tamandaré em Rio Grande.
Vereador Valter (terno azul) foi um dos agraciados pela Marinha em Rio Grande (Foto: Divulgação V Distrito Naval)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), recebeu, nesta quinta-feira (13/12), no Comando do 5º Distrito Naval, em Rio Grande, a Medalha Mérito Tamandaré. A condecoração, criada em agosto de 1957, é outorgada a autoridades, instituições e personalidades civis e militares que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira.

Além de Nagelstein, entre as 19 personalidades agraciadas com a medalha, estão Maria da Graça Oliveira de Almeida, Procuradora da Justiça Militar; General de Brigada Fernando Telles Ferreira Bandeira, Chefe do Estado Maior do Comando Militar do Sul; General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado, Chefe do Centro de Coordenação do Comando Militar do Sul; Coronel Mario Yukio Ikeda, Comandante Geral da Brigada Militar do RS; e Sérgio Renato Tejada Garcia,  Juiz Federal.

Na oportunidade, Valter Nagelstein, ao agradecer, citou a memória de seu pai, Mathias Nagelstein, falecido neste ano, a quem dedicou a medalha. “Ao meu velho querido, que um dia quis que eu fosse para Escola Naval”, destacou o vereador. E completou: “Aonde esteja, estou certo de que está orgulhoso”. Ele também agradeceu às lideranças do 5º Distrito Naval, nas pessoas do Almirante José Renato e do Capitão de Mar e Guerra Amaury Marcial Gomes Júnior, da Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA).

Honras

O Dia do Marinheiro é celebrado em 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré. Nesta data, são prestadas honras militares e o hasteamento do pavilhão do Patrono da Marinha, acompanhado de salva de 19 tiros de canhão. Criada em 1957, a homenagem destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.

Assessoria de Imprensa CMPA