Plenário

Presidente fala sobre os 244 anos da Câmara

Movimentação de plenário. Na foto, o presidente da Câmara, Cassio Trogildo.
Trogildo preside a Câmara Municipal de Porto Alegre (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

O presidente do Legislativo municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB), utilizou o tempo de Presidência, durante sessão ordinária desta quarta-feira (6/9), para lembrar os 244 anos da Câmara Municipal de Porto Alegre. Em seu pronunciamento, Trogildo destacou a importância da instituição na sociedade porto-alegrense, bem como a participação popular democrática e o papel dos vereadores.

Ao relatar a história da Casa, Trogildo afirmou que desde 1773 a Câmara representa o povo do Rio Grande do Sul, mas, antes de tudo, o povo de Porto Alegre. Diante disto, o vereador disse que basta conferir registros depositados no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moyses Vellinho, entre os anos de 1773 e 1810. “As determinações dos vereadores são sempre para atividades ligadas a Porto Alegre”.

Ele destacou também que antigamente a realidade era muito diferente dos dias atuais. Nos tempos coloniais, Trogildo lembrou que a competência da Câmara Municipal abrangia os poderes legislativo, executivo e judiciário, conforme práticas adotadas de Portugal. “Mesmo após a criação definitiva do cargo de prefeito, no final do século XIX, os vereadores não perderam importância. Ao contrário, a Câmara ampliou gradualmente seu espaço de debate e intervenção política”. Apesar de restrições sociais que impediam a participação de grandes parcelas da população, o vereador afirma que a Câmara teve grandes avanços na participação social, ampliadas na redemocratização nos anos 1980.  

Trogildo ainda referenciou vereadores como Glênio Peres e Marcos Klassmann, que marcaram a história da democracia no Legislativo. Conforme ele, ambos são lembrados pelo diretor legislativo, Luis Afonso de Melo Peres, servidor há mais de 30 anos da Casa. “Nossos vereadores participaram ativamente nas lutas em favor da democracia na capital e foi essencial que viessem de diferentes origens e atividades profissionais. É esta pluralidade de olhares seu maior valor, para enfrentar os diversos problemas municipais. Cada vereador é peça chave para propor melhorias nas condições de vida do maior número possível de pessoas”.

O memorial da instituição também foi destacado pelo vereador, por preservar a história do Legislativo. Em suas considerações finais, aproveitou para divulgar a mostra História da Câmara Municipal de Porto Alegre e palestras que estão sendo disponibilizadas para o público escolar durante todo o mês de setembro pela Seção de Memorial. Trogildo também agradeceu a todos os servidores que fazem a Câmara ser um Legislativo melhor. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)