Presidência

Presidente mediou seminário sobre combate ao antissemitismo

Evento foi realizado na noite desta segunda-feira na Sibra

  • Presidente da Câmara Mônica Leal participa como mediadora no Seminário Diálogos Sionistas: Combate ao Antissemitismo.
    Evento foi formado por três palestras que destacaram história do semitismo (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente da Câmara Mônica Leal participa como mediadora no Seminário Diálogos Sionistas: Combate ao Antissemitismo.
    Comunidade acompanhou discussões na Sibra (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), foi a mediadora do Seminário Diálogos Sionistas - Combate ao Antissemitismo. O evento, promovido na noite desta segunda-feira (19/8) pelo Likud do Brasil, foi realizado na sede da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra). Três palestrantes abordaram o tema: o jornalista e escritor Victor Grinbaum, a promotora de Justiça Lúcia Helena Callegari e o comentarista do programa Hora Israelita Fábio Rosenfeld.

Grinbaum falou sobre a história do antissemitismo, o qual, de acordo com ele, foi historicamente construído ao longo de séculos. Para alguns, as origens da aversão aos judeus está assentada na questão das diferenças religiosas que foram estabelecidas entre judeus e cristãos na Antiguidade. “Mesmo antes disso, os judeus já eram perseguidos pelas autoridades do Império Romano”, disse. 

Lucia Helena Callegari, promotora do Tribunal do Júri de Porto Alegre, conhecida por ter feito a acusação no caso dos skinheads que agrediram três jovens judeus em 2005 na capital, lembrou na oportunidade que as vítimas foram atacadas por “uma comunidade neonazista organizada”. De acordo com ela, os agressores atacaram de forma militar jovens sem qualquer chance de defesa. "Não podemos permitir que a história se repita. Nós temos que provar que não toleramos o preconceito", salientou.

Já a terceira palestra da noite destacou as 12 respostas ao BDS (Boycott, Divestment and Sanctions), com o Fábio Rosenfeld. Ele explicou a Intifada, nome popular que representa as insurreições do povo palestino da Cisjordânia contra os abusos promovidos pelo povo de Israel. O termo intifada tem origem árabe e significa revolta ou levante.

No final do seminário, Mônica Leal agradeceu a presença e a contribuição de todos, e disse ter sido "uma ótima experiência estar junto a essas autoridades no assunto e com esse público interessado. Agradeço ter sido convidada para fazer esta mediação deste evento, o que muito me engrandeceu”. 

Texto

Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)