Presidência

Presidente recebe convite para a 28ª Festa da Uva e da Ameixa

Tradicional no Belém Velho, comemoração tem na gastronomia e artesanato, além das frutas, sua principal atração

Presidente Monica leal recebe as Princesas da Festa da Uva e da Ameixa de Porto Alegre.
Vereadora Mônica com princesas e rainha das festividades do Belém Velho (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP), recebeu na manhã desta terça-feira (8/1) convite para participar da abertura da 28° Festa da Uva e da Ameixa, tradicionalmente realizada na zona sul da capital. Hoje à tarde acontece o início da colheita, na propriedade da Família Marodin, e no sábado (12/1) a cerimônia oficial será realizada no CTG Estância da Figueira, no Bairro Belém Velho. O convite foi apresentado a vereadora pela rainha e princesas Júlia Vian, Júlia da Silva Flores e Cecília Goeller, respectivamente.

Mônica Leal lembrou que quando foi secretária Estadual da Cultura sempre incentivou estas celebrações no interior do Estado. “As festas do Belém Velho têm uma tradição, uma história e um renome nacional, servindo de modelo para outras comemorações em todo o Rio Grande do Sul", destacou. A Festa da Uva e da Ameixa é uma realização dos produtores rurais, da Associação Comunitária Belém Velho, do CTG Estância da Figueira, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Sindicato Rural de Porto Alegre.

O evento é gratuito e contará com bancas de frutas, gastronomia e artesanato. Os visitantes poderão circular nas bancas, adquirir produtos. A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas da capital. O microclima da zona Sul, aliado ao solo e à topografia, contribui para a produção de frutas de qualidade.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)