Institucional

Procuradoria Especial da Mulher recebe delegação americana

Reunião com Delegação de Mulheres Educadoras Americanas.
Delegação americana fica até dia 9 de junho na Capital (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Porto Alegre (PEM), coordenada pela vereadora Sofia Cavedon (PT), recebeu, na manhã desta quarta-feira (07/06), a delegação americana de pesquisadoras e alunas que estudam as temáticas mulher e gênero, para análise e debate sobre políticas públicas afins existentes no  Brasil e nos Estados Unidos da América (EUA). A comitiva, coordenada por duas professoras da Marian University de Indianápolis (Indiana) e quatro pesquisadoras que se dedicam a estudar a política de gênero e empoderamento feminino, foi apresentada à Procuradoria pela professora e pesquisadora da Ufrgs e UniRitter Ana Paula  Motta Costa.

De acordo com a delegação americana, "ainda existem muitas diferenças e discriminação social entre homens e mulheres nos EUA". Conforme as pesquisadoras, foi observado o menor número de homens na profissão de professor e a continuidade das mulheres nos afazeres tradicionais da vida e, ainda, a ausência de regras sobre o empoderamento da mulher em setores como a política.

Sofia Cavedon destacou a importância da troca de experiências e, ao saudar a presença das pesquisadoras no Legislativo Municipal, salientou o ineditismo desse encontro. Ao lamentar "as diferenças ainda existentes, com relação a posições e oportunidades de trabalho às mulheres", a vereadora ressaltou que o Brasil avançou em relação aos EUA, "principalmente no que diz respeito ao direito à licença maternidade e nas questões das quotas" nas eleições.

Também participaram deste encontro, as vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL) e Comandante Nádia (PMDB) e a jornalista Vera  Barcellos, militante do Movimento Feminista de Mulheres Negras. 

A delegação

A delegação ficará na Capital gaúcha até o próximo dia  9 de junho, com reuniões em várias instituições na busca de informações pertinentes às propostas de pesquisas. A missão é coordenada pelas professoras Mary Ellen Lennon – professora de história do mundo e história dos EUA com especialização em história da mulher; e Holly Gastineau-Grimes, professora universitária especializada em relações internacionais, políticas de desenvolvimento e políticas públicas de gênero.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)