Plenário

Professor Garcia quer parlamento forte e democrático

O novo presidente diz que não abrirá mão da autonomia do Legislativo Foto: Elson Sempé Pedroso
O novo presidente diz que não abrirá mão da autonomia do Legislativo Foto: Elson Sempé Pedroso
Durante a sessão especial desta quinta-feira (2/1), em seu discurso de posse, o novo presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (PMDB), destacou sua trajetória familiar, profissional e política, com ênfase à relação de convivência harmônica que sempre teve ao longo de sua vida. Em sua fala, pregou a necessidade de união entre os vereadores, para além das diferenças ideológicas, como forma de fortalecer o parlamento e a própria democracia.

Garcia lembrou que entrou na vida pública por incentivo de sua esposa, Rosa Maria. “Confesso que antes de ingressar na política jamais me passou pela cabeça concorrer a um cargo eletivo”, afirmou, dizendo que ser professor é sua primeira e principal vocação. O vereador relatou suas atividades profissionais, com destaque para os anos dedicados ao atletismo. “Todos os meus empregos futuros foram decorrentes do atletismo”, assegurou, relatando que ele terminou por ser o treinador da equipe brasileira de atletismo no mundial de Saint-Ettienne, em 1977.

Vereador desde 1996, eleito pelo PSB, Professor Garcia lembrou seu início de caminhada, ainda no PDT, o período em que militou junto aos socialistas, a passagem pelo PPS e sua vinda ao PMDB, junto com José Fogaça. Entre dezenas de nomes listados, destacou os vereadores de sua bancada – Idenir Cecchim, Lourdes Sprenger e Valter Nagelstein –, além do ex-presidente Antenor Ferrari e do vice-prefeito Sebastião Melo. O novo presidente da Câmara fez, ainda, um agradecimento especial aos militantes do PMDB. “Eles sempre têm me estimulado a ir às bases, participar nos núcleos e ir ao encontro da população, buscando pessoas que possam fazer parte dos nossos quadros e formando novos líderes comunitários”, disse.

Dizendo-se orgulhoso de dirigir o Legislativo Municipal, Garcia elogiou a democracia e a diversidade política, propondo uma Câmara ainda mais participativa e interativa com a sociedade. “Aqui estão 100% dos votos”, afiançou o presidente, lembrando que o vereadores representam a todos, “o que aumenta a nossa responsabilidade para com o povo desta cidade. Devemos lembrar que estamos sempre a serviço de nossos eleitores, nunca abrindo mão de fiscalizar e legislar”.

Ao final, Garcia fez uma reflexão quanto à importância do Parlamento Municipal, pela proximidade com os cidadãos, propôs uma união maior dos vereadores e pregou a necessidade de aproximação com a comunidade. “Queremos fazer uma gestão ouvindo as bancadas, discutindo e propondo ações e, ao mesmo tempo, ir ao encontro da nossa população, oportunizando que ela possa saber mais do que nunca que aqui é a Casa do Povo. Casa do Povo onde regras têm que ser cumpridas, onde a organização é necessária para o bom trabalho, onde possam estar nos cobrando, reclamando e propondo, dentro de ações civilizatórias. Não abriremos mão do nosso direito de presidir a Casa”, assegurou.

18 anos como vereador
 
Exercendo o quinto mandato consecutivo – com 18 anos de vereança completados hoje –, professor Garcia é casado com Rosa Maria Rios Garcia e tem três filhos: Felipe, Débora e Letícia, além dos netos Miguel, João Felipe e Maria Fernanda. Natural de Porto Alegre, é graduado em Educação Física pela UFRGS, com especialização em Atletismo pela Universidade de Mainz, na Alemanha. Garcia trabalhou no Sport Club Internacional e no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete). Também atuou como coordenador do Colégio La Salle Dores e do Colégio São José, além de lecionar na Faculdade de Educação Física do IPA.
 
O professor Exerceu a Presidência e a vice-presidência da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) e integrou o Comitê Latino-Americano de Parlamentares Municipais. Atuou na condição de vice-presidente da Câmara de Porto Alegre nos anos de 2001 e 2002. Comandou, ainda, no ano de 2001, a Comissão Especial que debateu medidas para o desenvolvimento do desporto amador em Porto Alegre. Escolhido relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias da Capital (LDO), exerceu a função por três anos consecutivos (2003, 2004 e 2005) sendo que em 2003 e 2004 e 2007 foi também o relator do Orçamento da Capital (LOA), além de compor por várias vezes a Mesa Diretora da Casa.

Em 2003 presidiu a Comissão Especial da Câmara para tratar do consumo de drogas, exploração sexual e situação de rua de crianças e adolescentes em Porto Alegre. No ano de 2004 foi o relator da Comissão Externa para o acompanhamento das obras do aeroporto Salgado Filho. Em 2006 presidiu a Comissão Especial para discutir e analisar a Eleição do Conselho Tutelar. No ano de 2008 foi líder do governo José Fogaça na Câmara Municipal. No biênio 2009-2010, assumiu as funções de secretário municipal do Meio Ambiente. Em fevereiro de 2011, reassumiu seu mandato de vereador no Legislativo de Porto Alegre e presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece). Em 2013 assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Educação Física e desporto.

Texto: Gustavo Ferenci (reg. prof. 14.303)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)