Sessão Solene

Professor Wambert preside sessão solene em homenagem ao doutor Emílio Moriguchi

Médico recebeu o título de de Cidadão de Porto Alegre.

Vereadores Wambert e Nedel na cerimônia que homenageou o doutor Moriguchi.
Vereadores Wambert e Nedel na cerimônia que homenageou o doutor Moriguchi.

Nessa terça-feira (16/05), às 19h, o vereador Professor Wambert Di Lorenzo presidiu a sessão solene que concedeu o título de Cidadão de Porto Alegre ao doutor em geriatria e gerontologia Emílio Hideyuki Moriguchi. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Doutor Emílio Hideyuki Moriguchi nasceu em 2 de janeiro de 1958 na cidade de Tóquio, Japão, e mudou-se junto com a família para Porto Alegre aos 10 anos de idade. Mesmo com as dificuldades resultantes das diferenças culturais e da língua, a adaptação aconteceu de forma rápida. Formou-se em Medicina na UFRGS, fez pós-doutorado pela Wake Forest University de Winston, nos Estados Unidos; aperfeiçoou-se em metodologia de pesquisa e doenças crônicas pela World Health Organization, na Suíça, e realizou doutorado pela Tokai University School of Medicine, no Japão.

Moriguchi é coordenador do Centro de Geriatria e Gerontologia do Hospital Moinhos de Vento e, durante os meses de fevereiro e outubro, é professor visitante de medicina e enfermagem na cidade de Yokohama, Japão. Há cerca de 12 anos ele atende, voluntariamente, a população agrícola japonesa espalhada pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina. Doutor Moriguchi é um exemplo de profissional solidário que dedicou sua vida em benefício da saúde. Um homem que aliou a fé com a ciência.

O projeto de lei que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao doutor Emílio Hideyuki Moriguchi, de autoria do vereador João Carlos Nedel, foi aprovado pelo Legislativo municipal no dia 27/04.