Plenário

Professores são homenageados no período de Comunicações

  • Homenagem  à Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, pelo transcurso de seu 30º aniversário.
    Felipe Dornelles (d) recebeu diploma em homenagem ao trabalho dos profissionais de educação da Emef Carlos Pessoa de Brum (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Homenagem  à Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, pelo transcurso de seu 30º aniversário.
    Comunidade escolar prestigiou homenagem ao Dia do Professor (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O transcurso do Dia do Professor e dos 30 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pessoa de Brum, comemorados nesta segunda-feira (15/10), foram os temas do período de Comunicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre. A homenagem, proposta pela vereadora Sofia Cavedon e pelo vereador Aldacir Oliboni, ambos do PT, teve como principal objetivo celebrar o trabalho dos profissionais da área da educação. 

Sofia Cavedon (PT) destacou que no dia 15 de outubro, Dia do Professor, “é um momento de pararmos e pensarmos a educação e os profissionais que se dedicam ao ofício de ensinar e à construção de práticas pedagógicas”. A vereadora lembrou aos alunos, professores e representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum, presentes ao plenário, que a escola tem a mesma idade da Constituição Federal de 1988. “A Constituição representa um pacto de convivência e de políticas públicas para o Brasil. Ela anunciou pela primeira vez que educação era um direito de todos. A Brum é um exemplo de educação brasileira”, elogiou.

Sofia mencionou a frase escrita nas camisetas dos professores presentes ao plenário - “Escola de Luta” - ao recordar que “a escola vem se adequando e se reinventando”. “Esta homenagem é ao processo de luta contra o parcelamento de salários, a falta de recursos e insumos, a violência no entorno da comunidade sem a presença de guardas educadores.” A vereadora também lembrou os 30 anos, comemorados neste ano, do Ginásio Tesourinha. “É Um ginásio que recupera histórias de vida, recupera doenças”, disse. Também destacou que a extinta Secretaria Municipal de Esportes faria aniversário neste mês de outubro, “se ela ainda estivesse viva”.

Agradecendo a homenagem da Casa, o diretora da escola, Felipe de Oliveira Dornelles, ressaltou a importância da data para os professores, em especial aos educadores da escola. Para ele, são profissionais que levam a educação, a superação e o carinho aos alunos, a cada dia, desde a fundação do colégio - no ano de 1987. “São pessoas de luta. Pessoas do Brum”, disse. Ao enaltecer o trabalho de toda a comunidade escolar, Dornelles relatou a adaptação que a instituição passou ao longo de seus 30 anos, como o oferecimento de projetos culturais, pedagógicos e científicos, além de atividades de lazer e de esporte que a escola oferece fora do horário regular.

Apesar do local contar com o apoio da maioria da comunidade da região, o diretor apontou problemas que ocorreram neste ano, citando a falta de recursos humanos e a adaptação à nova modalidade de educação integral no município. “Nesses momentos se notam o quão valorosos são os professores, profissionais incansáveis que lutam por uma educação de qualidade.” Na ocasião, ele ainda defendeu que a escola é a favor da liberdade e contra qualquer tipo de autoritarismo ou ditadura de ideologias políticas.   

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de jornalismo) 
          Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

 

Tópicos:Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Pessoa de BrumDia do Professor