Comissões

Profissionais e usuários do Tesourinha defendem Secretaria de Esportes

O ginásio municipal recebeu vereadores integrantes da Cece na tarde desta terça-feira.

  • Visita às instalações e verificação das condições de serviços do Ginásio Tesourinha. na foto: Vereadora Soafia Cavedon (e),  gerente pedagógica do Ginásio Tesourinha, Heloísa Silveira, tesoureira da Associação dos Amigos do Gin. Tesourinha, Elaine Ruiz (camisa preta), vereadores Tarciso Flecha Negra (presidente da CECE), Matheus Ayres e Alvoni Medina
    Vereadores acompanharam atividades e ouviram demandas da comunidade. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Visita às instalações e verificação das condições de serviços do Ginásio Tesourinha. Na foto: vereadores da CECE na aula de biodança
    Parlamentares participaram de sessão de dança durante a visita. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Os vereadores membros da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizaram, na tarde desta terça-feira (25/4), uma visita ao Ginásio Municipal Osmar Fortes Barcellos (Tesourinha). Os parlamentares acompanharam as atividades desenvolvidas no espaço e ouviram os professores e usuários, que defenderam a manutenção dos serviços prestados no equipamento e da secretaria municipal de Esportes (SME) como pasta única.

Mesmo com o desenvolvimento das atividades esportivas, ainda há demandas pendentes no ginásio. De acordo com a professora de Educação Física Ana Paula Bastos, que ministra aulas de voleibol e handebol, alguns materiais demoram a ser repostos na medida das necessidades, e o espaço deixou de receber eventos e competições nos finais de semana. “Não recebemos horas extras, por isso as atividades realizadas nos fins de semana valem como compensação no banco de horas. Porém, o governo trata com igualdade os dias úteis e os sábados e domingos, fazendo com que nenhum funcionário esteja disposto a deixar a família para trabalhar nesses dias”, explica Ana Paula.

A professora também se posicionou contra a integração da SME à outras secretarias. “Isso burocratiza os processos e aumenta a dificuldade, não apenas de conseguir materiais, como também da abertura de concurso para novos professores”, alega. Ela afirma também que o convênio da SME com a secretaria municipal de Educação (Smed) precisa ser renovado, sob pena de o Tesourinha perder parte significativa do quadro. “Dos 14 professores que trabalham aqui, oito são cedidos, e teriam de retornar à Smed se o vínculo não for renovado, o que inviabilizaria as atividades”, salienta a educadora.

Após passar pelas salas onde ocorriam as atividades de alongamento, fisioterapia e dança (inclusive participando de uma sessão de dança com os usuários), o grupo de vereadores reuniu-se com a coordenação do Tesourinha para apresentar a comissão e ouvir as demandas do público e da Associação dos Amigos do Ginásio Tesourinha (Aagites), que colabora na manutenção do local e organiza parcerias com entidades da sociedade civil.

De acordo com a coordenadora pedagógica do ginásio Tesourinha, Heloisa Silveira, a equipe de trabalho conta com a manutenção da SME como pasta exclusiva, para viabilizar com mais dinamicidade as demandas apresentadas e poder integrar mais profissionais ao quadro. “É uma secretaria enxuta, cujo fim não se justifica. Mesmo com a promessa de manutenção dos serviços, se a SME for juntada a outros órgãos, as ações vão se deteriorar, pois o esporte nunca será prioridade”, justificou.

Parlamentares

Presidente da Cece, o vereador Tarciso Flecha Negra (PSD) elogiou a integração entre os componentes do espaço. “Nossa missão aqui é absorver as atividades e as demandas, tendo sempre a educação e o esporte como bandeiras”, declarou, sublinhando o “respeito, companheirismo e solidariedade” encontrados no local. Na mesma linha, o vereador Reginaldo Pujol (DEM) posicionou-se enfaticamente contra uma possível restrição das práticas realizadas no ginásio. “Interromper essas atividades seria um crime, que nenhum de nós quer colocar na biografia. Não vamos deixar que esse trabalho pare”, observou.

Por sua vez, Matheus Ayres (PP) falou aos presentes que um grupo de vereadores já se reuniu com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, com o intuito de entender a proposta de alteração na estrutura da SME. “Nos foi garantido que nenhum serviço seria desamparado ou interrompido”, disse o parlamentar, se comprometendo a lutar também pela manutenção dos professores e pela viabilização do Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) para o equipamento. Também presente, o vereador Alvoni Medina (PRB) elogiou a disposição dos grupos da terceira idade que praticam exercícios no local.

Última a se manifestar, a vereadora Sofia Cavedon tomou o Tesourinha como um exemplo de ação comunitária, evidenciando o trabalho dos usuários pela manutenção do espaço. Para a vereadora, a visita proporcionou aos parlamentares testemunhar o trabalho que mobiliza a sociedade a participar. “É a prova que a secretaria de Esportes deu certo e não tem porque terminar”, resumiu Sofia.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)