TRÂNSITO SEGURO

Programação da EPTC mobiliza para segurança no trânsito de motos

Debate abordou iniciativas alinhadas ao programa Motociclista Seguro
Debate abordou iniciativas alinhadas ao programa Motociclista Seguro

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou na manhã desta quarta-feira, 25, um encontro com pilotos de motos e representantes de revendas da Capital, além de técnicos da prefeitura, para debater propostas vinculadas à segurança dos motociclistas. O vereador Moisés Barboza, líder do governo na Câmara de Vereadores, foi convidado a falar sobre o projeto de lei de sua autoria que institui campanha permanente de prevenção de acidentalidade e pilotagem segura de motocicleta.

Conforme Barboza, a proposta foi desenvolvida em parceria com a EPTC para fortalecer a estratégia de conscientização e ampliar a mobilização para outros agentes da sociedade. O projeto de lei prevê que a campanha integre ações com hospitais e unidades de saúde envolvidas no atendimento a acidentes de trânsito, além de concessionárias, revendas e estabelecimentos voltados à venda e aluguel de motocicletas.

“A ideia teve origem na equipe da EPTC, e sou defensor dessa causa da segurança no trânsito. Nosso dever é utilizar todas os recursos possíveis, e a educação tem papel fundamental para levar informação e sensibilizar para o risco de não respeitar as regras de trânsito. Respeito e empatia no trânsito ajudam a salvar vidas”, defendeu o vereador.

O presidente da EPTC, Marcelo Soletti, enfatizou a importância das parcerias para levar adiante o tema e provocar a reflexão nos agentes que compõem o trânsito. “Precisamos da participação dos diversos segmentos da sociedade, do Legislativo, das organizações da sociedade civil, para registrar números cada vez melhores no trânsito e salvar vidas. A equipe tem se dedicado continuamente para levar informação e alertar todos os públicos: pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas”, afirmou Soletti.

A programação marca o encerramento do Mês do Motociclista, que teve uma programação ampla de ações de conscientização pela EPTC. A iniciativa faz parte das metas estabelecidas pelo Programa Motociclista Seguro, projeto inserido no Programa Vida no Trânsito, liderado pelo DetranRS, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e EPTC.

O Legislativo também esteve representado pelo vereador Cássio Trogildo, autor de lei que estabelece a criação de bolsões para motos e bicicletas em Porto Alegre.

Tópicos:EPTCmotociclista segurotrânsito seguro