Plenário

Projeto busca facilitar acesso às informações sobre veículos recolhidos

O objetivo é reduzir os transtornos causados aos proprietários após o envio de seus veículos aos depósitos

  • Visita a depósito de carros atrás da creche da Vila Max Geiss.
    Local do depósito e outros vários dados deverão estar disponíveis na Internet (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Mauro Zacher
    Vereador Mauro Zacher (PDT), autor da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei (PLL) n° 220/17, que estabelece a obrigatoriedade da divulgação das informações relativas aos veículos recolhidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e enviados aos depósitos do Município ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS). A proposta foi apresentada pelo vereador Mauro Zacher (PDT).

Se o projeto for aprovado e sancionado, a EPTC ficará responsável pela divulgação das informações referentes à localização do depósito para o qual o veículo foi recolhido, o valor da diária, a relação de documentos necessários para liberação do bem, o valor a ser pago para a retirada e outras questões pertinentes. Esses dados deverão estar disponíveis na página da EPTC na Internet, pelo telefone 156 (Solicitação de Serviços) ou por aplicativos para smartphones.

Segundo Mauro Zacher, o objetivo do projeto é reduzir os transtornos causados aos envolvidos no recolhimento de veículos, além de promover mais transparência e facilidade de comunicação entre os cidadãos e a administração pública de Porto Alegre. O vereador ressalta que, atualmente, diversos dispositivos de comunicação estão à disposição dos usuários, podendo ser utilizados para oferecer mais informações à população.


Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481