Plenário

Projeto concede Comenda Porto do Sol ao Sinecarga

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Tarciso Flecha Negra
Tarciso Flecha Negra (PSD) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede a Comenda Porto do Sol ao Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte Rodoviário de Carga Seca do Rio Grande do Sul (Sinecarga). A proposta, de autoria do vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), visa homenagear os serviços prestados pelo sindicato. 

Fundado em 15 de abril de 1993, o Sinecarga completa 24 anos de atuação, sendo que uma destas atuações se dá através da participação na Câmara Municipal de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com debates que buscam a melhoria de condições de trabalho e obter estacionamento exclusivo para carga e descarga na Capital e na Região Metropolitana. O sindicato também realiza trabalho na área social e na área de lazer, em uma sede campestre em Gravataí e uma colônia de férias em Cidreira. Durante todo esse tempo, atuando na prestação de serviços como trabalho social e comunitário em comunidades carentes de Porto Alegre e da Grande Porto Alegre nas áreas mais necessitadas, foram criadas campanhas como: campanha do leite voltada para creches que atendem crianças em vulnerabilidade social, campanha do agasalho, campanha de material escolar, recolhimento de tampinhas e lacres de bebidas para trocar com o Rotary Club por cadeiras de roda e proteção ao meio ambiente.

O Sinecarga também desenvolve atividades para a categoria rodoviária de carga. Entre as principais atividades oferecidas estão o torneio de futebol, jantar baile anual, seminários de orientação trabalhista para diretores, banco de vagas de emprego, parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte para requalificação de mão de obra. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)