Plenário

Projeto concede Diploma Honra ao Mérito a instituto da Pucrs

Vereador Aldacir Oliboni na tribuna.
O vereador Aldacir Oliboni (PT), proponente da homenagem (Foto: Josiele Silva/CMPA)
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que concede o Diploma Honra ao Mérito à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). De autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT), a proposta tem o objetivo de homenagear o trabalho realizado pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da universidade. 

Conforme destaca o projeto, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra um aumento na expectativa de vida da população brasileira. A partir desta constatação, o preponente destaca a importância de valorizar instituições de ensino e pesquisa nas áreas da geriatria e da gerontologia. Criado em 27 de novembro de 1973, por meio de um protocolo firmado entre os governos do Japão e do Brasil, o IGG teve seu início de jornada marcada pelo Irmão José Otão e o mestre e professor Yukio Moriguchi. Eles foram responsáveis pela fundação do instituto, que conta com mais de mil geriatras e gerontólogos e mais de 300 mestres e doutores, segundo o projeto.

De acordo com o autor da proposta, o IGG proporciona a qualificação de recursos humanos e contribui para o envelhecimento ativo. “Apresenta uma trajetória literária com mais de 30 livros de geriatria e gerontologia com temas diversos, publicações científicas e projetos de pesquisas. Pelo exposto, propomos a concessão desse prêmio pelos relevantes serviços prestados em prol da saúde de nossa população idosa”, ressalta Oliboni. O vereador ainda defende que o instituto trabalha na promoção de diversos eventos que estimulam a participação social e comunitária de idosos. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)