Plenário

Projeto concede Honra ao Mérito a Waldemar Bronzatti

Comissão realiza Seminário Desastres Ambientais e Reflexos Urbanos. Na foto, o vereador André Carús.
Vereador André Carús (MDB) é o proponente (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de resolução de autoria do vereador André Carús (MDB) que concede o Diploma Honra ao Mérito a Waldemar José Bronzatti, tendo em vista os serviços prestados pela loja Botinha da Zona.

Fundada em 1919, a loja Botinha da Zona, situada na Avenida da Azenha, 1.175, teve sua trajetória iniciada com a família Lobraico confeccionando calçados para o Exército Brasileiro, sendo um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Porto Alegre, com exatos 100 anos de atividades. “Desde a sua inauguração, a loja Botinha da Zona é referência na venda de calçados na Cidade, confundindo-se com a própria formação da Capital, especialmente, sua expansão para a margem direita do Arroio Dilúvio, traduzindo-se em um verdadeiro marco histórico do comércio de Porto Alegre”, diz Carús. A loja foi adquirida por Waldemar José Bronzatti no ano de 1952.

Waldemar nasceu em 22 de agosto de 1932, no povoado de Alto da União, entre Ijuí e Cruz Alta. Após prestar serviço militar, veio para Porto Alegre com o intuito de trabalhar e estudar. Concluiu o curso de técnico em contabilidade no Colégio Protásio Alves, tendo trabalhado na Rádio Tropical, como vendedor e cobrador, e na “Laranjinha”, antiga fábrica de refrigerantes da família Vontobel. Foi representante e vendedor de calçados, inclusive aos finais de semana, na própria loja Botinha da Zona, surgindo assim sua ligação com o estabelecimento.

“Mesmo após passar por diversas dificuldades, tais como um acidente vascular cerebral (AVC), que lhe trouxe limitações, e dois incêndios, Waldemar José Bronzatti, atualmente com 85 anos de idade, tem se mostrado um guerreiro na condução do negócio, transformando a loja Botinha da Zona em um comércio histórico em nossa Cidade”, afirma o vereador.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Diploma Honra ao MéritoWaldemar José Bronzatti