Plenário

Projeto concede Porto do Sol a Dorotéo Fagundes

Vereadora Mônica Leal na tribuna do plenário
Vereadora Mônica Leal (PP) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria da vereadora Mônica Leal (PP) concedendo a Comenda Porto do Sol a Dorotéo Oliveira de Abreu Filho. O homenageado é popularmente conhecido no meio tradicionalista gaúcho como Dorotéo Fagundes.
Na exposição de motivos, a autora cita Dorotéo como detentor de dom artístico herdado do avô, o cantor e guitarreiro Cantilho Fagundes. Segundo a vereadora, Dorotéo aprendeu os primeiros acordes aos 11 anos em aulas com o tio João Antônio da Silva Fagundes. Seu primeiro violão foi presente da mãe, Cecília, que também lhe ensinou a cantar. 

Currículo

Ainda em sua vida estudantil, formou dupla com o irmão Bento Fagundes de Abreu, atuando nos colégios e em programas de auditório nas rádios São Miguel e Charrua de Uruguaiana, bem como na RBS TV Uruguaiana. Em 1975, estreou no mundo dos festivais na 5ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, como intérprete no Grupo Terra Viva, de Santo Ângelo. Em 1981, como compositor, foi premiado com melhor arranjo da 10ª edição do evento, com a música Picardia. Em sua cidade natal, Dorotéo Fagundes viveu intensa vida cultural e artística, tendo frequentado o Instituto União, o Colégio Íris Valls, a Escola de Artes de Uruguaiana, a Igreja Metodista, o CTG Sinuelo do Pago, além de ter participado de programas locais de rádio e de televisão com o violão Gianini.

Chegou em Porto Alegre em março de 1980, lançando-se profissionalmente em uma carreira artística solo e incentivando a cultura regional brasileira como cantor e compositor, atuando na noite porto-alegrense. Iniciou a carreira no rádio em 1989, como radialista e jornalista, tendo sido apresentador-âncora de programas regionalistas gaúcho nas rádios Palmeira AM e Difusora FM, de Palmeira das Missões, como o programa Domingo no Bolicho. Desde 1993, apresenta, semanalmente, o programa musical de informação cultural Gauchesco & Brasileiro, com uma hora de duração, gravado para 57 emissoras de rádio da região sul do Brasil. Em 2000, passou a escrever coluna semanal sobre o regionalismo para 20 jornais no RS e oito sites no Brasil. Desde 2002, é apresentador-âncora do programa Galpão do Nativismo, da Rádio Gaúcha, de apresentação ao vivo e com duração de três horas, que é líder absoluto de audiência do segmento no Brasil desde 2010, com mais 46 rádios em cadeia na Rede Gaúcha Sat.

Atuou também na televisão, como atração artística e apresentador em diferentes programas, destacando sua participação na antiga TVCOM, do Grupo RBS, e nos desfiles Farroupilhas de Porto Alegre, ao lado de Cláudio Brito. Na Rede Vida, participou do especial de final de ano, expressando o verdadeiro Natal gaúcho, exibido em cadeia nacional no dia 24 de dezembro de 2005.

Texto Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)