Plenário

Projeto concede título de Cidadão ao general Geraldo Miotto

Vereadora Mônica Leal faz visita ao General Miotto - Comando Militar do Sul.
Vereadora Mônica Leal (PP) e general Geraldo Miotto (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria da vereadora Mônica Leal (PP) que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao general de Exército Geraldo Antonio Miotto, comandante militar do Sul.

Natural de São Marcos (RS), ingressou em 28 de fevereiro de 1972 na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas (São Paulo), sendo declarado aspirante-a-oficial da arma de Cavalaria em 14 de dezembro de 1978. Realizou também o Curso de Estado-Maior na Escuela Superior de Guerra, na Argentina, e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra, na cidade do Rio de Janeiro.

Comandou o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado em Passo Fundo e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre. Como oficial-general, comandou a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, foi assessor militar na Escola Superior de Guerra e chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, comandou a 3ª Divisão de Exército e exerceu os cargos de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e vice-chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

Dentre as principais condecorações recebidas, destacam-se a Medalha Marechal Hermes de Bronze com uma coroa, a Medalha de Serviço Amazônico com passador de bronze, a Medalha Al Merito a la Confraternidad Militar, do Exército Argentino, e a Medalha Estrella de Carabobo, do Exército da Venezuela.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cidadão de Porto AlegreGeraldo Antonio Miotto