Plenário

Projeto cria o Caminho dos Museus em Porto Alegre

  • Museu Iberê Camargo, Cultura, Arte, Arquitetura. SFCMPA
    Iberê Camargo integrará o futuro Caminho dos Museus (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Aldacir Oliboni.
    Vereador Aldacir Oliboni (PT) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Museus e o Caminho dos Museus e inclui os eventos Semana Municipal dos Museus e Noite dos Museus no Calendário de Eventos de Porto Alegre. A proposta é de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT).

Caminho

A proposta de Oliboni estabelece que "O Caminho dos Museus" compreenderá a rota e o entorno das seguintes instituições: Usina do Gasômetro; Museu do Trabalho; Museu de Arte Contemporânea da Casa de Cultura Mário Quintana; Museu da Brigada Militar; Museu da Comunicação Hipólito José da Costa; Praça da Alfândega; Memorial do Rio Grande do Sul; Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS); Centro Cultural Érico Veríssimo; Pinacoteca Rubem Berta; Museu Júlio de Castilhos; Memorial Luiz Carlos Prestes; Centro Histórico-Cultural Santa Casa; Goethe-Institut Brasilien; Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo; Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Planetário José Baptista Pereira; Fundação Iberê Camargo; Solar dos Câmara; Museu dos Direitos Humanos do Mercosul; Santander Cultural; e Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Sistema

Pelo projeto, o Sistema Municipal de Museus será constituído por uma rede organizada de instituições museológicas públicas e privadas baseada na adesão voluntária, mantida sua independência administrativa, que visa à articulação, à qualificação e à cooperação entre os museus. Em relação à proposta de instituir a Semana Municipal dos Museus e oficializar a Noite dos Museus - na semana que incluir o dia 18 de maio e no sábado da semana que incluir o dia 18 de maio, respectivamente -, o vereador observa que será estabelecido um marco importante para que seja "ultrapassada a fronteira existente entre simples eventos e ações e as políticas instituídas e valorizadas pela cidade".

Justificativa

"Sem gerar nenhum custo ao erário público, esta proposição busca, justamente, a valorização do patrimônio histórico, cultural e artístico de Porto Alegre por meio da instituição de um Sistema Municipal de Museus", diz o vereador. Oliboni acrescenta que o objetivo do projeto é estabelecer um processo de articulação colaborativo entre as instituições existentes, fomentando uma unidade maior nas ações e políticas voltadas a esse setor.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:museus