Plenário

Projeto Cria Programa Municipal de Saúde do Pé Diabético

Um dos principais complicadores do diabetes são as ulceras nos pés, que somam 70% das amputações.

Vereador Aldacir Oliboni na tribuna.
Vereador Aldacir Oliboni (PT) é o proponente (Foto: Josiele Silva/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de autoria do vereador Aldacir Oliboni (PT) que cria o Programa Municipal de Saúde do Pé Diabético. Segundo o proponente, o projeto tem o intuito de contribuir para a diminuição das amputações de membros inferiores de pacientes diabéticos, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida. Além disso, as ações preventivas reduzirão os gastos diretos e indiretos no Sistema Único de Saúde (SUS), decorrentes da amputação.

Segundo Oliboni, o diabetes mellitus é um distúrbio causado pela falta absoluta ou relativa de insulina no organismo. Quando a insulina produzida pelo pâncreas se torna insuficiente, a absorção da glicose pelas células é dificultada, o que provoca a elevação dos seus níveis no sangue, cuja taxa normal, em jejum, é de 70mg a 100mg por 100ml de sangue. “Segundo a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad), o diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública, pois é reconhecido que a principal causa de mortalidade no mundo são as doenças cardiovasculares, para as quais contribui com 40% dos casos”, explica.

A proposta ainda destaca que um dos principais complicadores para os portadores de diabetes são as úlceras nos pés e as amputações, que representam 70% dos casos de amputações no sistema de saúde, sendo que um dos principais problemas enfrentados é o chamado pé diabético. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define o pé diabético da seguinte forma: “situação de infecção, ulceração ou também destruição dos tecidos profundos dos pés, associada a anormalidades neurológicas e vários graus de doença vascular periférica nos membros inferiores de pacientes com diabetes mellitus”. Para a OMS, não obstante, no quadro descrito, o pé diabético ainda continua frequentemente subdiagnosticado e subtratado, quando não totalmente esquecido.

“Com a aprovação da lei, o Programa Municipal de Saúde do Pé Diabético tem o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar os diversos tipos de lesões que o paciente diabético pode apresentar nos pés. E serão desenvolvidos serviços de podologia aos pacientes diabéticos, em datas e horários pré agendados; e atividades educativas e campanhas de esclarecimento sobre a importância dos cuidados com os pés do paciente diabético”, conclui o vereador.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)