Plenário

Projeto cria Semana do Meio Ambiente na Câmara

Iniciativa de André Carús (PMDB) busca promover participação da comunidade na preservação ambiental.

  • Árvores na Praça da Alfândega.
    Projeto motiva defesa da sustentabilidade e da biodiversidade (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Esclarecimentos acerca da política de assistência municipal. Na foto: Vereador André Carús.
    Matéria é assinada por André Carús (PMDB) (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o Projeto de Resolução nº 026/17, que institui a Semana do Meio Ambiente na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta foi apresentada pelo vereador André Carús (PMDB). De acordo com o proponente, a iniciativa, prevista para ocorrer na primeira semana de junho, tem a finalidade de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural.

O projeto determina que a Câmara Municipal destinará seus espaços para a realização dos eventos programados para a semana e poderá realizar parcerias com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada para viabilizar a infraestrutura necessária. O período escolhido para a celebração relaciona-se com a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

De acordo com Carús, é importante promover ações que impactem e conscientizem as pessoas sobre os males da destruição da natureza e as incentivem a criar hábitos que ajudem na preservação do meio ambiente. “O Poder Legislativo e as instituições democráticas devem assumir sua responsabilidade, em conjunto com a população, sobre a preservação do ambiente natural e em defesa da sustentabilidade e da biodiversidade”, declara o vereador no texto do projeto.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)