Pet Shops

Projeto de Lei prevê filmagem obrigatória em Pet Shops de Porto Alegre

Vereador Rodrigo Maroni na Tribuna.
Projeto de Lei prevê filmagem obrigatória em Pet Shops de Porto Alegre (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)


Projeto de lei promete tornar obrigatório a instalação de circuito interno de filmagem em pet shops de Porto Alegre. A lei, de autoria do vereador e protetor de animais, Rodrigo Maroni, foi protocolada na Câmara de Vereadores da capital gaúcha. Ainda conforme o projeto, os clientes desses estabelecimentos terão assegurado o direito ao acesso às imagens gravadas.

Nos casos de serviços de banho e tosa, as câmaras de filmagens devem ser instaladas de modo a que o cliente possa acompanhar desde o início até o final da prestação destes serviços. Quando solicitado, a pet shop deverá fornecer ao cliente, no prazo de até dois dias, uma cópia das imagens gravadas de seu animal.

De acordo com Rodrigo Maroni, nestas lojas especializadas em produtos e serviços para animais de estimação, os donos deixam seus animais, confiando que seus companheiros serão bem cuidados. “A grande maioria das pet shops, praticamente 99,99%, é extremamente cuidadosa e eficiente, o que a lei quer é fazer com que 100% dos estabelecimentos tenham o atendimento perfeito aos animais”, explica Maroni.
Com mais de 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos, o Brasil ocupa o segundo lugar no mercado mundial de bichos de estimação, com 8% desses animais, atrás apenas dos EUA, com 30%. Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil faturou, em 2012, R$ 14,2 bilhões no ramo em em 2013, a previsão é que se chegue a 15,4 bilhões.