Projetos

Projeto defende eleição direta no Atelier Xico Stockinger

Mulheres vereadoras suplentes do PT tomam posse e Sessão é conduzida por vereadoras neste 8 de março. Na foto: vereadora Margarete Moraes
Vereadora Margarete Moraes é autora da proposta. (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que institui eleição direta para o cargo de diretor do Atelier Livre Xico Stockinger. A proposta estabelece ainda que este pleito seja realizada bienalmente, em um único dia, na primeira semana do mês de dezembro. De acordo com a autora da sugestão, vereadora Margarete Moraes (PT),  o projeto, que altera a ementa e o artigo 1º da Lei nº 6.389, de 21 de abril de 1989, atualmente em vigor, pretende "restabelecer situação já consagrada legalmente na Capital e legitimada na postura cultural do meio artístico da cidade".

“A eleição direta para o cargo de diretor do Atelier Livre preserva o caráter democrático da escolha e também respeita a soberania dos atores abrangidos pelo âmbito das atividades do espaço de cultura e elimina qualquer desconfiança sobre indicações de interesse de cunho partidário ou político”, defende a vereadora. Margarete igualmente aponta que essa prática democrática, da eleição direta e secreta, "fomenta o funcionamento autônomo do Atelier Livre do ponto de vista institucional e contempla a própria natureza de independência e de liberdade próprias das atividades artísticas e culturais".

Suplente da bancada do PT, Margarete Moraes assumiu cadeira no Legislativo da Capital em março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, quando foi protocolada a presente proposta.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof.13688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)