Plenário

Projeto destaca agosto como mês de incentivo ao aleitamento materno

Homenagem ao dia do corretor de imóveis proposta pelo vereador Márcio Bins Ely. Na foto, o vereador Márcio Bins Ely.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT), proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que inclui no calendário de datas comemorativas e de conscientização do município de Porto Alegre a efeméride Mês de Incentivo ao Aleitamento Materno – Agosto Dourado. A proposta destaca que muitas são as ações de âmbito mundial para o enfrentamento dos problemas graves de saúde pública.

"Nesse sentido, temos o Outubro Rosa, que busca conscientizar sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata Da mesma forma, desde a década de 1990, o mundo acolheu a iniciativa de realizar a Semana Mundial do Aleitamento Materno em agosto. A alta significação do aleitamento materno é inegável. Medidas de incentivo ao aleitamento materno são indispensáveis e merecem ser fomentadas das mais abrangentes formas”, explica o vereador.

O projeto ressalta ainda que nunca é demais destacar a importância do aleitamento materno para o pleno desenvolvimento físico, psíquico e intelectual da criança. Os elementos protetores do leite materno evitam o desenvolvimento de diarreias ou infecções como as respiratórias e contribuem marcantemente para a redução da mortalidade infantil. Para a mulher, traz benefícios imediatos como a involução uterina após o parto e, em longo prazo, a proteção contra o câncer de mama e de ovário.

Algumas dificuldades mais intensas nos dias de hoje são compatibilizar a amamentação com o trabalho, após o período de licença maternidade e a amamentação em locais de uso coletivo. Iniciativas como a proibição de criar obstáculos para a amamentação em local público contribuem sobremaneira para consolidar o direito de mulheres e crianças. “Assim, intensificar atividades para incentivo à amamentação, sem deixar de lado as desenvolvidas na rotina, certamente trará repercussões positivas sobre a duração da alimentação ao seio das nossas crianças. Para o pleno êxito da iniciativa, é essencial a participação dos mais diversos setores da sociedade”, enfatiza o proponente.

Sendo essencial para o desenvolvimento pleno do ser humano, fornecendo elementos para a defesa do organismo, amadurecimento dos diversos órgãos e para o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, o leite materno pode ser associado ao ouro, a mais nobre oferenda. Assim, o projeto buscou associar essa cor às atividades realizadas ao longo do mês de agosto.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)