Plenário

Projeto estabelece normas para realização de corridas de rua

Discussão temática sobre o Dia Mundial da Saúde (Corrida de Rua). Na foto: Vereador Mendes Ribeiro
Vereador Mendes Ribeiro (PMDB) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre Projeto de Lei de autoria do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) que estabelece normas para a realização de competições esportivas na modalidade corrida de rua. De acordo com o parlamentar, a proposta visa regulamentar e elaborar diretrizes para que todos os praticantes dessa modalidade esportiva sejam beneficiados, para que não ocorram malefícios que os coloquem na linha de risco.

“Os grupos de corridas que têm se multiplicado em praças, clubes e academias têm fomentado ainda mais essa prática. Contudo, é necessário que os praticantes de corrida tenham a consciência da limitação do seu corpo. O praticante deve buscar uma avaliação física profissional, bem como alimentar-se adequadamente”, defende Mendes.

O projeto elenca um rol de pré-requisitos para a realização dessas competições, entre eles o de que as competições esportivas na modalidade corrida de rua serão realizadas por meio de parcerias entre a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) e as pessoas jurídicas de direito público interessadas. “A realização de competições esportivas na modalidade corrida de rua dependerá de autorização da SME e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)”, cita o vereador.

Ainda segundo o projeto, para participar de competição esportiva na modalidade corrida de rua, o atleta deverá ter, no mínimo, 18 anos e, em competição com percurso inferior a 10 km, fica permitida a participação de atleta com idade mínima de 16 anos, mediante a autorização do representante legal. 

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)