Plenário

Projeto estabelece nova sinalização para placas de prioridade

  • Na foto, vereador Paulo Brum
    Vereador Paulo Brum (PTB), autor dos dois projetos (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Símbolos sugeridos  de idoso (da esquerda), pessoas com deficiência (da direita)
    Novos desenhos identificam idosos e pessoas com deficiência

Estão tramitando na Câmara Municipal de Porto Alegre dois projetos do vereador Paulo Brum (PTB) que estabelecem o pictograma que deve ser utilizado em placas que sinalizam atendimento prioritário ou espaço reservado em locais públicos ou privados no município de Porto Alegre. 

Um dos projetos é reservado para pessoas idosas, que, segundo o autor, é constrangedor aos idosos encontrarem placas que indiquem que são incapazes, com a representação de uma pessoa com costas intensamente curvadas e uma bengala. “A imagem, que é quase onipresente, sinaliza as situações em que é dada preferência para idosos como assentos de ônibus, filas de supermercados, vagas de estacionamento”, enfatiza. O novo símbolo foi escolhido após intensa campanha, principalmente na internet, para a mudança do símbolo atual no Brasil. “O atual é completamente ultrapassado, sendo necessário a sua substituição por algo mais moderno”, comenta o proponente.

Conforme o projeto, pictogramas, desenhos ou imagens em placas, adesivos, luminosos e outros objetos sinalizadores de prioridade em atendimento ou serviço ou ainda de espaço reservado que mostram a figura de um idoso portando bengala ou com as costas arqueadas, que mal consegue se manter em pé, "não espelham apropriadamente a população idosa contemporânea, cujos integrantes, em sua maioria, continuam muito ativos depois de atingir 60 anos de idade, demonstrando higidez física e mental". Além disso, o símbolo atual ainda contribui negativamente para a manutenção da boa autoestima dos idosos e pode estimular atitudes de preconceito ou discriminação contra eles, em razão, unicamente, de sua idade mais avançada.

O segundo projeto é reservado para pessoas com deficiência e propõe que seja utilizado em placas e outros objetos sinalizadores o símbolo internacional de acessibilidade, em substituição ao antigo, que retratava uma pessoa com deficiência em uma cadeira de rodas, tão estática quanto um objeto. “O novo símbolo foi escolhido após vários anos de petições por mudança e nele a personagem é dinâmica, inclinada para frente com os braços a postos. A figura de uma pessoa com deficiência remete a uma situação estática, passiva, devendo ser substituída por uma personagem que sugira movimento, ativa”, explica Brum.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)