Plenário

Projeto homenageia Rotechild Prestes

  • Tribuna Popular: homenagem à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Na foto, Rotechild Prestes, presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência.
    Prestes participa de movimentos comunitários no Partenon (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Na foto: Vereador Cláudio Janta
    Vereador Cláudio Janta (SD) é o proponente (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Rotechild dos Santos Prestes. A proposta é do vereador Cláudio Janta (SD). Nascido em 1964, em Porto Alegre, Rotechild participou do movimento escoteiro por mais de 30 anos e fez parte de movimentos comunitários no Bairro Partenon. Formou-se em Gestão de Turismo e Lazer e possui a habilitação do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul.

Em 2002, fundou a Associação dos Caminhadores do Rio Grande do Sul – ONG Caminhadores –, que realiza ações de turismo para pessoas deficientes, tais como trilhas para cadeirantes. Foi pioneiro na fabricação da cadeira de rodas Joulet, realizando trekking para cadeirantes no Morro do Osso – Porto Alegre. Além disso, criou a primeira praia acessível, com o uso de cadeiras de roda “anfíbias”.

Em 2010, foi agraciado com a Medalha Cidade de Porto Alegre por seus serviços prestados em prol das pessoas deficientes na área do lazer e o do turismo na Capital. Atualmente trabalha no Serviço Social da Indústria (Sesi) e é voluntário em oito organizações voltadas a pessoas com deficiência.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)