Plenário

Projeto inclui Campanha Iom Mitzvah no Calendário Oficial

Presidente Valter participa do IOM MITZVAH,campanha do agasalho.
Vereador Valter Nagelstein (e) é o autor da proposta (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei, de autoria do vereador Valter Nagelstein (MDB), que inclui a efeméride Campanha do Agasalho Iom Mitzvah no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, sendo celebrado no primeiro domingo do mês de junho.

A campanha do agasalho Iom Mitzvah (Dia da Caridade), organizada pela comunidade judaica de Porto Alegre, surgiu em 2012, tendo como idealizadores e promotores o professor Ilton Gitz e o rabino Daniel Presman, ambos professores do Colégio Israelita Brasileiro e destacados ativistas sociais. Em 2019, a campanha, em sua oitava edição, reuniu mais de 200 voluntários sob a organização da Federação Israelita de Porto Alegre, coletou mais de 45 mil peças de roupas em um único dia, em mais de dez bairros de Porto Alegre.

“Porto Alegre convive, há muitos anos, com diversas campanhas comunitárias que, em virtude de seus ideais, levam às pessoas a possibilidade de exercer aquela vontade mais intrínseca do ser humano, a de auxiliar, ajudar e colaborar. Em suma, a vontade de fazer o bem. A essa oportunidade que nos bate à porta, de fazermos a bondade a pessoas necessitadas, a tradição hebraica dá o nome de mitzvá (caridade)”, escreve o vereador.

“A realidade do inverno rigoroso que se abate sobre nossa Cidade e impõe à população menos favorecida um verdadeiro martírio comoveu os dois educadores, que resolveram alugar caminhões e carros de som, e, percorrendo as ruas do Bairro Bom Fim e arredores, arrecadar roupas e cobertores para a campanha do agasalho da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Não estavam sós. Reuniram entidades da comunidade judaica e outras com ela identificadas, motivando mais de uma centena de jovens a participar da jornada programada para acontecer em um domingo, pouco antes do início do inverno daquele ano”, completa Valter Nagelstein.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:campanha do agasalhoIom Mitsvah