Plenário

Projeto inclui Feira da Praça Jaime Telles no calendário de Porto Alegre

Vereador André Carús
Vereador André Carús (PMDB) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está tramitando no Legislativo Municipal o projeto de lei substitutivo que inclui, no Anexo I da Lei nº 10.903, a Feira de Artesanato, Artes Culinárias e Economia Popular da Praça Jaime Telles no Calendário de Eventos e Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. A proposta, do vereador André Carús (PMDB), tem objetivo de expressar artes culturais, divulgar e comercializar os produtos oferecidos no evento realizado aos sábados. 

O vereador justifica que além de estimularem a promoção de geração de renda, as feiras de artes plásticas e artesanato realizadas em grandes cidades do mundo contribuem para atração turística e a ocupação de espaços públicos. “A ocupação dos espaços públicos, como praças e vias da cidade, promove iniciativas espontâneas de pequenos grupos de amigos ou familiares, cooperando positivamente para solucionar o constante problema de insegurança, pois quanto maior for a ocupação pelos cidadãos menor será a incidência de danos ao patrimônio público e ocupações irregulares”, afirma Carús.

De acordo com a proposta, é preciso um incentivo do Poder Público para estimular a classe artística com a divulgação e exposição de suas obras ao ar livre para fácil acesso à população. Conforme o proponente, a criação de espaços como as feiras é importante para valorização da cultura local, assim como a geração de trabalho e renda. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)