Plenário

Projeto inclui Feira de Economia Solidária no Calendário da Capital

Centro de Porto Alegre. Mercado Municipal e Largo Glênio Peres.
Proposta inclui feira nas atividades possíveis de serem realizadas no Largo Glênio Peres (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador Airto Ferronato (PSB), que inclui o evento Feira de Economia Solidária do Dia das Mães no Calendário de Eventos de Porto Alegre e no Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. Esta feira, que poderá ser realizada no Largo Jornalista Glênio Peres - conforme o mesmo texto -, é tradicionalmente promovida na semana anterior ao segundo domingo do mês de maio.

De acordo com Ferronato, a economia solidária tem a sua prática baseada nos princípios da cooperação, da autogestão, da produção coletiva, da comercialização direta, da distribuição de renda justa, da socialização dos meios de produção, da solidariedade, do respeito à diversidade, da participação, da democracia plena, da distribuição de poder e das tarefas, do cuidado e da preservação dos recursos naturais e da agroecologia, buscando a construção da cidadania e da prática de novas relações de gênero. Busca-se, segundo o vereador, a sustentabilidade dos empreendimentos de forma multidisciplinar, trabalhando as dimensões: social, política, ambiental, cultural, organizativa e econômica.

Outro ponto do projeto é a escolha do local, o Largo Jornalista Glênio Peres, cuja circulação de pessoas, diariamente, é expressiva. Segundo informe verbal do Escritório de Eventos, 280 mil pessoas circulam pelo local, devido à proximidade com terminais de ônibus, trens urbanos e centro administrativo e financeiro da Cidade. Há a lei nº 11213, de 6 de fevereiro de 2012, que veda a realização de feiras no local, porém existe um rol de exceções, em que algumas feiras importantes são liberadas para acontecerem no Largo. O projeto prevê que essa feira seja incluída neste rol.

 

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)